Experiência internacional: acordo entre UFLA e Santander beneficia estudantes de graduação

INTERNACIONALIZACAO2Crescem na Universidade Federal de Lavras (UFLA) as oportunidades de intercâmbio. Cinco estudantes foram selecionados para complementar seus estudos na Espanha, contemplados pelo “Programa de bolsas Ibero-americanas para estudantes de graduação Santander Universidades 2014”. A UFLA formalizou acordo de cooperação com o Banco Santander (Brasil) S/A, que estará em vigor até 31/12/2015.

Entre as atribuições da UFLA no acordo, está a seleção dos estudantes que serão beneficiados. Esse processo foi feito pelo Edital nº4/2014/DRI/Proplag/UFLA, no período de 21/5 a 27/5, por meio de avaliação dos Coeficientes de Rendimento Acadêmico (CRA) dos candidatos. Conquistaram as vagas alunos dos cursos de Administração, Agronomia e Engenharia de Controle e Automação. Eles devem permanecer fora do país por seis meses, dois deles na Universidade de Lleida e três outros na Universidade Politécnica de Madri. Ao todo, foram 200 inscritos, 30 classificados e 5 selecionados.

A concessão das bolsas será feita pelo Banco Santander, com repasse direto dos recursos aos estudantes. O valor do acordo é de R$ 48.870,00. Para o diretor de Relações Internacionais da UFLA, professor Antônio Chalfun Júnior, a iniciativa é a possibilidade de contemplar áreas do conhecimento que não estão incluídas em outros programas, como o Ciência sem Fronteiras (CSF). “Esse acordo deu aos alunos do curso de Administração, por exemplo, a chance de ter uma experiência acadêmica internacional, em instituições espanholas”, diz.

Tanto as Universidades parceiras quanto os alunos contemplados devem atender às exigências definidas nos “Princípios gerais do programa bolsas ibero-americanas para estudantes de graduação”, definidos pelo Banco Santander.