UFLA e Semad/IEF sinalizam novas parcerias para projetos ambientais

3006-parceria-IEF

Universidade terá Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres

Mantendo a parceria com o Governo de Minas em grandes projetos ambientais, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) vai desenvolver novos projetos estratégicos para a proteção da biodiversidade. Na quinta-feira (26), o diretor do Instituto Estadual de Floresta (IEF), Bertholdino Apolônio Teixeira Junior, participou de reunião na Reitoria da Universidade, para fortalecer e reativar a parceria institucional.

Recebidos pelo reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, participaram da reunião a diretora de Desenvolvimento e Conservação Florestal do IEF, Adauta Oliveira Braga; o superintendente de Gestão Ambiental da Geração e Transmissão da Cemig, Enio Marcus Brandão Fonseca; os professores do Departamento de Ciências Florestais (DCF/UFLA) Fausto Weimar Acerbi Júnior e Luis Marcelo Tavares de Carvalho; o diretor de Tecnologia da Informação do Laboratório de Estudos e Projetos em Manejo Florestal – Lemaf, Samuel Campos; e o coordenador de TI do Lemaf, Venicios Santos.

Entre as pautas discutidas, a atualização do Zoneamento Ecológico e Econômico do Estado de Minas Gerais (ZEE-MG), atualização do mapeamento e monitoramento da cobertura vegetal do Estado de Minas Gerais e o desenvolvimento do Sistema de Gestão Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente Desenvolvimento Sustentável (Semad).

Para Bertholdino, a visita vem reativar e fortalecer a parceria com a UFLA, aproveitando a experiência em projetos passados e os produtos estratégicos que foram gerados. O diretor do IEF anunciou ainda a criação de um Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) e Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras) no câmpus da Universidade, aproveitando a capacidade técnica também no que concerne à fauna brasileira.

Destacando a parceria de mais de 30 anos entre a UFLA e a Cemig, Enio Fonseca reforçou a importância da atualização do ZEE-MG. “O ZEE-MG é um instrumento de planejamento muito importante que necessita ser atualizado”, defendeu.

Para o reitor da UFLA, o estabelecimento de novas parcerias representa o reconhecimento do trabalho realizado na Universidade, além de reforçar a competência técnica da equipe do Lemaf, com resultados relevantes e frutíferos para Minas Gerais. “É sempre um prazer suprir o Estado com informações que vão resultar na proteção da biodiversidade, incluindo o ser humano como agente pertencente e participativo do processo de desenvolvimento sustentável”, enfatiza Scolforo.

Na terça-feira (24/6), Scolforo participou de reunião na Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) para debater novos projetos de parceria. A reunião contou com a presença do secretário Alceu José Torres Marques, do diretor do IEF, Bertholdino Junior, e do diretor de TI do Lemaf, Samuel Campos.