Projeto “A Magia da Física e do Universo” tem programação para sexta e sábado (27/6 e 28/6)

magia-da-fisica-27-junhoA equipe do Projeto “A Magia da Física e do Universo” já tem a programação de suas atividades para o final de semana. Na sexta-feira (27/6) é dia do ciclo “Documentários Científicos”; no sábado (28/6) ocorre a tradicional “Festa das Estrelas”. Os dois eventos são realizados no Museu de História Natural da Universidade Federal de Lavras (MHN/UFLA) e têm entrada franca.

O projeto é coordenado pelos professores do Departamento de Ciências Exatas (DEX) José Alberto Casto Nogales Vera e Karen Luz Burgoa Rosso . Tem o apoio do MHN, do DEX e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além de contar com colaboração das pró-reitorias de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec), de Extensão e Cultura (Proec), de Pesquisa (PRP), de Graduação (PRG) e do Programa de Pós-Graduação em Física.

Ciclo Documentários científicos: 27/6, 16h

O documentário “O poder do cérebro” será exibido, com posterior análise das informações e debate sobre o tema. O material traz informações sobre o funcionamento do cérebro, a elaboração do pensamento, a maneira como o nervo ótico interpreta as imagens, entre outras. As poucas taças de vinho que podem alterar o balanço químico do órgão e a comparação dos neurônios com as estruturas cavernosas de um formigueiro são também curiosidades que chamam a atenção dos espectadores.

Festa das estrelas: 28/6, 19h

O tema desta edição é “Sírius e a Constelação do Cão Maior”. A abordagem tratará das principais estrelas visíveis nesta época do ano. Informações e curiosidades sobre a estrela Sírius (da constelação do Cão Maior) e sobre a Constelação do Boieiro estão no roteiro das conversas da noite.