Programa Jovens Talentos para a Ciência prorroga inscrições até 29/6

jovens-talentosA Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) prorrogou, até as 23h59 do dia 29 de junho, o prazo de inscrições no Programa Jovens Talentos para a Ciência. O programa concede bolsas de iniciação científica a graduandos matriculados em instituições federais de ensino superior, a fim de prepará-los para participarem do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Capes, Ciência sem Fronteiras (CsF) ou Programas de Iniciação Científica (Pibic/CNPq).

Serão concedidas até 11 mil bolsas de iniciação científica em todo o País. Os candidatos serão classificados em ordem decrescente das notas obtidas em prova seletiva. Desde a primeira edição, em 2012, o programa Jovens Talentos para Ciência já contemplou mais de 15 mil estudantes.

Inscrições e seleção

Os estudantes deverão realizar sua inscrição exclusivamente via internet. A seleção será realizada por meio de prova seletiva, aplicada nas cidades em que houver instituições que aderiram ao programa, no dia 14 de setembro de 2014, com início às 13 horas (horário oficial de Brasília). As provas terão duração máxima de quatro horas e meia.

Essa prova será objetiva, de conhecimentos gerais (exatas e humanas), composta por questões de múltipla escolha, a ser realizada em um dos campi da instituição do candidato. As instituições ficarão responsáveis pela disponibilização dos espaços para a realização da prova.

Cronograma

Até o dia 30 de junho, ocorrerá a homologação das inscrições pelas instituições de ensino; o local da prova será divulgado a partir de 17 de agosto. O resultado será conhecido em dezembro e a implementação das bolsas está prevista para janeiro de 2015.

Requisitos

Entre os requisitos para a candidatura dos estudantes, estão: ter concluído o ensino médio no final de 2012 ou 2013; ter ingressado na primeira graduação no segundo semestre de 2013 ou no primeiro semestre de 2014; não possuir vínculo empregatício; não acumular a bolsa do programa Jovens Talentos para a Ciência com bolsas de estudos de outros programas da Capes ou do CNPq ou de outras instituições nacionais ou internacionais; e não estar em débito, de qualquer natureza, com a Capes, CNPq ou outras agências ou instituições de fomento à pesquisa.

Cronograma e Edital

Site de para inscrições

Consulte o código e-MEC dos cursos da UFLA