Encontro Ampliado do FMEI na UFMG teve participação de professora do DED/UFLA

fmei-ufmgEm 5/6 ocorreu na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, o V Encontro Ampliado 2014 do Fórum Mineiro de Educação Infantil. A professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras (DED/UFLA) Cláudia Ribeiro, que coordena o Fórum Sul Mineiro de Educação Infantil (FSMEI), esteve presente no evento, acompanhada das representantes do município de Nepomuceno Marly Aparecida de Carvalho Ribeiro e Dulcinéia Aparecida Ferraz Ribeiro.

De acordo com a professora Cláudia, na plenária final teve destaque a importância do FSMEI, já com 102 edições. “Falou-se muito da relevância de o movimento social ter a mediação da Universidade, como acontece aqui na região, com a UFLA”, explica. As edições do FSMEI ocorrem mensalmente, alterando-se nos municípios do Sul do Estado. A próxima cidade a sediar o encontro será Paraguaçu, em 31/7. “Os fóruns  mobilizam tanto o poder público quanto os profissionais para a luta em prol da qualidade da educação infantil”, lembra a professora.

Sobre o Encontro Ampliado 2014 do Fórum Mineiro de Educação Infantil

Durante o Encontro, de periodicidade anual, foram debatidos pontos da Lei 12.796/2013, que altera alguns dispositivos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/1996). As discussões deram-se a partir de três eixos: as implicações para as crianças, para as políticas públicas e para as famílias da obrigatoriedade de matrícula a partir dos quatro anos de idade; forma de definição do currículo da educação infantil e questões relativas aos profissionais da área (salário, carreira e formação).

Após apresentações feitas pela coordenadora do Fórum Mineiro de Educação Infantil (FMEI) e professora da UFMG, Mônica Correia Baptista, e pelo presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação Infantil (CNE), Marcelo Feitosa, os participantes dividiram-se em grupos de trabalho e discussão. O encerramento realizou-se com a plenária.