Projeto ReciclaDAE incentiva reaproveitamento de material didático

recicla-daeBuscar a sustentabilidade tornou-se necessário em todas as atividades humanas. Pensando nisso, surgiu no Departamento de Administração e Economia (DAE) uma iniciativa para diminuição de consumo de material: o DAE possui uma estante para reuso de material didático e duas professoras (Mara Freitas e Rosa Teresa Machado) resolveram reorganizá-la a fim de praticar o princípio dos 3 R’s  (reciclar, reduzir e reutilizar) do gerenciamento de resíduos, no cotidiano escolar.

Na estante, alunos deixam fotocópias de materiais usados em disciplinas já cursadas disponíveis para outros colegas. A estante fica no bloco 1 do DAE e foi reorganizada pelo Projeto ReciclaDAE: “Antes, essa estante era uma bagunça. Agora, está tudo organizado, por área de conhecimento dos cursos de Administração e Administração Pública”, conta a professora Rosa. A ideia é que a estante se mantenha como um espaço organizado e dinâmico de trocas de materiais de interesse dos alunos, estimulando hábitos e atitudes sustentáveis.

Segundo as professoras Mara e Rosa, incorporar o princípio dos 3 R’s no nosso cotidiano é o primeiro passo. “Não adianta só falar; a construção de uma sociedade sustentável começa com pequenas atitudes no nosso dia a dia. Fatores associados com este princípio devem ser considerados, como o ideal de prevenção e não-geração de resíduos, somados à adoção de padrões de consumo sustentável, visando poupar os recursos naturais e conter o desperdício”, reforça a professora Rosa.

Além de medida para a redução no consumo e descarte de papéis, o projeto ReciclaDAE constitui um exemplo que pode ser replicado com facilidade por outros departamentos da Universidade.