Nasa-br cria site “Web Socioambiental” para levar informação ao pequeno produtor rural

nasabrUm site que tem o objetivo de levar informações da Universidade ao pequeno produtor rural, com linguagem simples e interface amigável: essas são características do Web Socioambiental, uma iniciativa recente do Núcleo de Estudos em Sistemas Automotivos (Nasa-br), ligado ao Departamento de Engenharia (DEG/UFLA). O novo veículo de comunicação está em fase inicial de produção, mas já pode ser acessado pelo endereço http://www.nasabrlavras.deg.ufla.br/web_socioambiental/index.html.

A intenção, com o site, é chegar ao agricultor familiar e ao pequeno produtor por meio de seus filhos, geração de jovens que acessa livremente as redes sociais. O estudante de Engenharia de Controle e Automação Alex Bruno da Silva foi quem idealizou e desenvolveu a ferramenta. Alex é bolsista do Programa Jovens Talentos e conta como a ideia surgiu. “Tinha vontade de realizar algo relacionado à inovação e ao empreendedorismo, seguindo os valores do orientador Gilmar, de incentivo à agricultura familiar.” Alex conta, ainda, que veio de uma cidade do interior, onde a economia depende dessa atividade. “Eu queria mostrar à sociedade que, mesmo fazendo um curso ligado à alta tecnologia, eu poderia colocá-la a serviço pequeno agricultor”.

Com esse objetivo, o conteúdo do site buscará ajudar no cultivo, colheita, distribuição e venda de produtos. Para isso, terá disponíveis materiais sobre agroecologia e melhoria dos processos produtivos. Os membros do Nasa-br acreditam que os trabalhos desenvolvidos na UFLA sobre tecnologia também poderão auxiliar o pequeno produtor.

Quem navegar pelo site hoje encontrará, por exemplo, um texto sobre o aproveitamento da água da chuva, outro sobre roda de água alternativa, além de vídeos informativos e outros conteúdos de interesse do agricultor. Alex explica que o material está sendo ampliado. “Espero conseguir recursos para ampliar o site e, se possível, transformá-lo em uma startup (nome dado a empresas de caráter inovador recém-criadas)”. Ele diz que a intenção é manter uma estrutura em que agricultores possam se cadastrar e divulgar os alimentos produzidos no campo, para que consumidores acessem e encomendem tais produtos. “O interesse é impulsionar o consumo de produtos sustentáveis e gerar oportunidades para os pequenos agricultores.”.

Para o professor do DEG Gilmar Tavares, que orienta o grupo  Nasa-br  e o acadêmico Alex no Programa Jovens Talentos, a iniciativa atende ao exigido de um projeto de extensão. “O trabalho está sendo desenvolvido sob a perspectiva de responsabilidade social da Universidade”, diz. “A ciência e a tecnologia existem para melhorar a vida das pessoas e proteger o meio ambiente.” Professor Gilmar enfatiza que o grupo do projeto Baja* – do qual Alex faz parte – desenvolve ciência e tecnologia em alto padrão, e o site será um veículo para que essa produção ajude a incentivar ações socioambientais sustentáveis. “É uma proposta inovadora, que une ciência, tecnologia, qualidade de vida e proteção do meio ambiente”.

*O projeto Baja visa construir um veículo (minicarro para competição) que tenha, entre outras características, as de ser economicamente viável e ecologicamente correto.

Sobre o Nasa-br

O Núcleo é formado por estudantes de Engenharia de Controle e Automação da UFLA. Atualmente, são oito membros na equipe, orientados pelo professor Gilmar. O grupo trabalha no desenvolvimento do projeto Baja.

Com informações de Vívian Marcello – bolsista Ascom/DEG.

Professor argentino ministra aulas e participa de atividades no DAG

dag-professor-argentinoDurante o período de 2 a 6 de junho, o Departamento de Agricultura (DAG) recebeu a visita do professor Christian Weber, da Universidad Nacional de La Plata – UNLP (Argentina), que veio à UFLA a convite do Programa de Pós-Graduação em Agronomia/Fitotecnia.

O professor Christian, que atua nas áreas de Agricultura de Precisão e Plantas Daninhas, ministrou aulas nesse tema para alunos do programa de Fitotecnia. Ele mostrou seu trabalho sobre a aplicação da óptica à agricultura. Os estudantes também apresentaram suas pesquisas, em idioma inglês ou espanhol.

Reforço à internacionalização

Durante a estadia, foram realizadas reuniões entre o professor visitante e docentes do DAG, das áreas de agricultura de precisão, plantas daninhas e grandes culturas. Essas atividades permitiram a definição de projetos e propostas para parcerias em pesquisa.

Além de professor, Christian é responsável pela área internacional da Faculdad de Agronomía y Ciencias Florestales. Portanto, reuniu-se com membros da Diretoria de Relações Internacionais da UFLA (DRI) para tratar de definições do convênio entre a Universidade e a UNLP.

O convite e a visita foram resultados de um intercâmbio que vem sendo estabelecido há alguns anos pela professora Patrícia Paiva e docentes argentinos, que já realizaram encontros tanto na UFLA quanto na UNLP. Esse grupo também é responsável pela organização de eventos conjuntos, como o Paysages Culturales e Simpósio Internacional de Paisagismo.