Prêmio de pesquisa “Marcos Mares Guia” está com inscrições abertas

Premio Mares GuiaA Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) lançou uma oportunidade de reconhecimento aos pesquisadores mineiros: o “Prêmio Marcos Luiz dos Mares Guia de Pesquisa Básica”. Em sua sexta edição, o prêmio contempla cientistas mineiros cujos estudos e pesquisas contribuam, significativamente, para o avanço da ciência. O potencial das pesquisas para apoiar o desenvolvimento tecnológico será considerado para a premiação.

As inscrições podem ser feitas até 18 de junho de 2014, das 9 às 16 horas, com o envio (até 20 de junho, pelos Correios), ou entrega (até o dia 18/6) da proposta à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes-MG).

Podem se inscrever pesquisadores individuais, instituições de ciência e tecnologia, associações científicas e/ou empresas, por meio de seus respectivos representantes legais. Para isso, os seguintes documentos deverão ser encaminhados à Sectes-MG: dossiê descritivo da pesquisa; currículos Lattes dos pesquisadores envolvidos; justificativa apresentada pela instituição sobre a contribuição da pesquisa; e resumo, em até três laudas, da pesquisa. Os documentos devem ser enviados em CD, DVD ou pendrive.

Os trabalhos serão avaliados até o dia 30 de setembro e a premiação será entregue em cerimônia a ser realizada em até 90 dias após a avaliação do julgamento das inscrições.

Mares Guia

Marcos Luiz dos Mares Guia foi um dos responsáveis pela descoberta da insulina humana recombinante e pela fundação da Biobrás, empresa pioneira na fabricação de insulina no Brasil. O cientista também foi um dos idealizadores da Fapemig, instituição fundada em 1986, professor emérito do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG e um dos mais importantes pesquisadores da área de biotecnologia do País.

Informações

Saiba mais sobre o prêmio em: http://www.fapemig.br/premio/