ESF promovem 1ª Capacitação do “Projeto Marolo” com agricultores de Três Pontas

imagem-capacitação-projeto-maroloAgricultores familiares da Associação do Quilombo Nossa Senhora do Rosário, de Três Pontas (MG), vão passar pela primeira capacitação do “Projeto Marolo” nesta sexta-feira (30/5). A atividade é iniciativa da organização não governamental (ONG) Engenheiros Sem Fronteiras (ESF) – Núcleo Lavras. No período da manhã, o grupo estará no Laboratório de Colheita e Pós-colheita do Departamento de Ciência dos Alimentos (DCA); à tarde, o local de realização será o Anfiteatro do Departamento de Administração (DAE), Bloco II.

A capacitação, que deve envolver 15 agricultores, terá foco nas áreas de “Colheita e pós-colheita de frutas e verduras – processamento mínimo e cuidados com contaminação microbiológica” e “Qualidade e higienização de maquinário”. Com uma programação que vai das 8h às 18h, o treinamento busca preparar os participantes para atuarem na agroindústria da Associação, gerando renda e melhores condições de trabalho na região, especialmente no que se refere ao marolo. A previsão é de que a segunda capacitação, para esse mesmo grupo, ocorra dentro um mês.

Em Lavras, as atividades dos ESF são coordenadas pelo professor do Departamento de Engenharia da Universidade Federal de Lavras (DEG/UFLA) Gilmar Tavares. Cerca de 30 alunos da instituição também estão envolvidos. Os projetos que desenvolvem apostam na educação como ferramenta transformadora de realidade e baseiam-se em atitudes ecologicamente corretas, viáveis economicamente e adequadas à cultura local.

Veja a programação.

Outro exemplo de atuação dos ESF*

Participantes da oficina, com a equipe dos ESF.

No dia 3/5 a ONG Engenheiros sem Fronteiras e a Igreja Presbiteriana promoveram uma Oficina de Cartolagem, no bairro Vista Alegre. Os moradores da região tiveram a oportunidade de aprender a produzir caixas de papel.

As crianças puderam realizar atividades físicas e, com a ajuda dos voluntários, aprenderam a fazer uma horta vertical. Os moradores tiveram que responder um questionário, cujo objetivo foi identificar novas ideias que poderão ser implantadas em futuros projetos.

A oficina teve entrada franca e contou com a colaboração de estabelecimentos comerciais parceiros.

*Leonardo Assad – Jornalista – bolsista Ascom. Com informações de Vívian Bruna Marcello – bolsista Ascom/DEG