Vozes da Ásia: UFLA recepciona pesquisadores de Myanmar

vozes-asia-2Três pesquisadores de Myanmar participam, nesta semana, de uma especialização em técnicas na área de sementes e pós-colheita, principalmente do arroz. Eles iniciaram as atividades no dia 26 e permanecem no Brasil até o dia 31; além da capacitação na UFLA, eles visitarão um centro de armazenamento em Uberlândia (MG). Os pesquisadores Kyaw Thu Ya, Kyaw Zin Thaw e Myo Myo Aye são do Ministério da Agricultura do país.

De acordo com o professor Gilmar Tavares (DEG), o processo da pós-colheita de arroz será enfatizado. Em uma viagem feita no ano passado àquele país, o professor (que coordena o projeto Vozes da Ásia) constatou que ocorrem grandes perdas do produto no processo de estocagem. A capacitação, neste sentido, contribuirá para que, com aumento de produção e redução das perdas, Myanmar se torne autossuficiente na produção e passe até a exportar.

vozes-asia-1Além da capacitação em agricultura na UFLA, o projeto prevê a capacitação de pesquisadores sobre profilaxia de picadas de cobras, no Instituto Butantã, em São Paulo. As instruções que recebem vêm no âmbito do programa Vozes da Ásia, projeto em parceria entre os governos do Brasil e da República União de Myanmar. Envolve um acordo entre o Núcleo de Estudos em Agroecologia, Permacultura e Extensão (Neap/DEG/UFLA), Agência Brasileira de Cooperação (do Ministério de Relações Exteriores), Instituto Butantã e Governo da República União Myanmar (antiga Birmânia); e conta com o apoio da Diretoria de Relações Internacionais da UFLA (DRI).

Com informações de Vivian Bruna Marcello – bolsista Ascom/DEG