Inscrições para exame de proficiência do Inglês sem Fronteiras vão até 24 de junho

Estudantes de graduação e pós-graduação das universidades federais poderão realizar, até o dia 30 de junho, um diagnóstico da proficiência em inglês por meio do exame Test of English as a Foreign Language/ Institutional Testing Program (TOEFL/ITP). As inscrições podem ser feitas gratuitamente no site do programa (http://isfaluno.mec.gov.br) até o dia 24 de junho. O teste é um dos exames exigidos por universidades estrangeiras.

O resultado do teste poderá ser utilizado em editais do Ciência sem Fronteiras e em outros programas de intercâmbio – o exame tem a validade de dois anos contados a partir da data do teste. Além disso, os estudantes poderão usar o resultado para nivelamento. O aluno que tiver a nota do TOEFL também terá prioridade para participar de cursos presenciais de língua inglesa nas universidades federais.

Os testes serão aplicados no âmbito do programa Inglês sem Fronteiras. O programa prevê a aplicação de mais de 400 mil exames de proficiência de inglês em 2014 para alunos de graduação e pós-graduação das universidades federais participantes.  A prioridade é a formação de discentes que podem participar do Ciência sem Fronteiras. Os resultados vão auxiliar o governo federal a definir políticas públicas específicas com relação à língua estrangeira, além de ajudar no dimensionamento de investimento a ser feito nas universidades.