Corrida rústica uniu esporte e informação no Dia Mundial da Migração de Peixes – veja fotos

image015Uma corrida rústica – organizada com regras diferentes das convencionais – foi a estratégia utilizada pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia Aplicada da Universidade Federal de Lavras (UFLA) para despertar a atenção das pessoas para a importância da migração de peixes. O evento marcou o Dia Mundial da Migração de Peixes (24/5) na cidade, e envolveu mais de 80 participantes, entre adultos e crianças.

Primeiro, os inscritos assistiram a uma palestra, no setor de Ecologia do Departamento de Biologia (DBI). Nesse momento, receberam informações sobre o tema do evento. No trajeto da prova, também encontraram quatro banners informativos. Ao final da corrida, tiveram que responder a um questionário com perguntas relacionadas ao assunto. Pelas regras, cada erro nas respostas acrescentava três minutos ao tempo do corredor. Dessa forma, não bastava ser rápido: era necessário saber o máximo de informações e responder com precisão ao questionário.

Gesiel Alves conquistou o primeiro lugar na categoria “adulto/masculino”. Ele acertou todas as perguntas e, apesar de ter feito o terceiro menor tempo, acabou ganhando posições por causa do bom desempenho nas respostas. Gesiel é estudante do 4º período de Agronomia. Há quase dois anos tem praticado corrida e participado de provas em Lavras e outras cidades. Ele aprovou o jeito diferente de apurar os resultados nesse Dia Mundial da Migração de Peixes: “A iniciativa foi mesmo muito interessante”.

Na categoria “adulto/feminino” a ganhadora foi Paula Lima, de Perdões. Ela participou a convite de uma prima. Manteve o primeiro lugar alcançado durante a corrida, mesmo após responder ao questionário. Entre as crianças, os primeiros lugares do percurso de 1 km foram assegurados por Matheus Carvalho Silva (categoria masculino) e Clara Franca Passamani (categoria feminino). Para os adultos o trajeto foi de 5 km.

De acordo com os organizadores do evento, realizado pela primeira vez, o objetivo foi alcançado. “A intenção era fazer circular as informações, e conseguimos”, diz a profissional que presta apoio técnico ao Laboratório de Ecologia de Peixes Débora Reis de Carvalho. Ao final das atividades houve sorteio de brindes.