Professor colaborador visita centros de pesquisa em café nos EUA

De 21 a 25 de abril, o professor e pesquisador Gladyston Rodrigues Carvalho participou de reuniões e visitas técnicas a laboratórios e casas de vegetação na Texas A&M University (TAMU) e no World Coffee Research (WCR), na cidade de College Station (EUA). Gladyston é pesquisador da Epamig, faz parte do grupo de pesquisas em café e atua como professor colaborador e orientador no programa de pós-graduação Agronomia/Fitotecnia da UFLA.

gladyston-epamig-eua
O professor Luis Cisneros, da TAMU, e Gladyston, no Laboratório do Departamento de Horticultura.

A visita teve como objetivo ampliar parcerias por meio de três âmbitos: intercâmbio de estudantes de graduação e pós-graduação; elaboração de projetos de pesquisa; e transferência de tecnologias envolvendo a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), UFLA e Instituto Nacional de Tecnologia do Café (INCT Café).

As reuniões foram apoiadas pela Embrapa, através de sua representação na TAMU inserida no programa Embrapa Labex. Foram realizadas cinco reuniões, envolvendo Melhoramento Genético, Fisiologia Vegetal e Ciência dos Alimentos (TAMU); e para tratar do intercâmbio de material genético e apoio ao programa de melhoramento para qualidade,  utilizando germoplasma da Costa Rica e do Brasil (WCR).

De acordo com Gladyston, foram acertados o envio de um pesquisador para iniciar o pós-doutorado na TAMU e colaborar com os projetos da WCR na América Central;  o envio de 10 genótipos de café arábica com potencial para produção em regiões de alta temperatura e baixa precipitação, para estudos bioquímicos e fisiológicos; e a elaboração de projetos de pesquisa envolvendo a TAMU, WCR, Epamig, UFLA e Embrapa.