Robôs vitoriosos: Equipe Troia conquista campeonato na Olimpíada Internacional de Robótica

equipe-troia-euaA equipe de robótica Troia, da Universidade Federal de Lavras (UFLA), saiu vitoriosa da Olimpíada Internacional de Robótica – a “STEM Tech Olympiad 2014”. Dos três robôs que foram levados à competição, dois alcançaram títulos: o Kamikaze foi campeão, 1º lugar na categoria Hobbyweight; e o Aquiles, estreante, garantiu o 3º lugar na categoria Lightweight.

As lutas foram acompanhadas ao vivo na Cantina Central da UFLA. O evento foi realizado no centro de convenções de Miami Beach, na Flórida, Estados Unidos, no período de 3 a 6 de maio. Competidores de várias partes do mundo estiveram reunidos para testar suas criações em lutas de arena.

Kamikaze ficou invicto na competição, lutando contra criações de equipes brasileiras. Primeiro enfrentou o “Terminator”. Na sequência a vitória foi sobre o “Urubu”, embora tenha saído machucado. Enfrentou duas vezes o robô “Bozo”. Na primeira batalha chegou a perder dois motores, mas isso não impediu as vitórias.

Já Aquiles, construído recentemente com o esforço da equipe (inclusive no período de férias acadêmicas), estreou no mundial já garantindo o 3º lugar. Depois de vencer a primeira luta, enfrentou o robô “K2”, que já foi campeão mundial. Em menos de 20 segundos derrotou-o com apenas um golpe, deixando-o em chamas. Invicto até esse momento, perdeu pela primeira vez para o robô “Unmaker Bot”, ficando com o terceiro lugar.

A eliminação foi apenas do robô Pé de Pano, que perdeu as lutas contra os robôs “Bozo” e “Touro Jr”. Os membros da equipe mantiveram sua página no Facebook atualizada durante toda a competição, compartilhando as conquistas com a comunidade acadêmica da UFLA. “Agradecemos a todos que nos acompanharam nesta jornada, a emoção é muito grande!”, escreveram eles ao comunicar o final das competições.

O integrante do grupo João Paulo Tavares diz que os títulos recebidos representam a realização de um sonho da Equipe e uma recompensa pelos esforços que fizeram. “Não foi fácil chegarmos até aqui, mas é muito gratificante para nós termos representado dessa maneira nosso país, nossa universidade e todos que apoiam a gente; ter trazido um título desse quilate para cá mostra que estamos no caminho certo”, comenta João Paulo, lembrando que em julho haverá outra competição e a intenção é alcançar resultados ainda melhores.