Inscrições para o 1° Fórum de Inovações Ambientais terminam no próximo dia 8/5

cartaz-fiambA Preserva Jr. realizará nos dias 8 e 9 de maio o 1° Fórum de Inovações Ambientais (FIAmb), tendo como tema “A Sustentabilidade na Construção Civil”. O evento ocorrerá no Salão de Convenções da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e contará com a participação de especialistas na área, dando a oportunidade aos alunos de adquirirem novos conhecimentos. As inscrições vão até o dia 8/5 e poderão ser realizadas na Cantina Central, das 8h às 18h. A taxa é de R$ 30,00.

De acordo com dados divulgados pela Associação Nacional de Arquitetura Sustentável (Anab), aproximadamente 50% dos recursos extraídos da natureza são destinados à construção civil. No Brasil, atividade consome 40% dos recursos naturais e da energia produzida, 34% da água, 55% de madeira não certificada, e responde por 67% da massa total de resíduos sólidos urbanos. Por isso, as construções sustentáveis ganham espaço no mercado, que busca menor impacto ambiental, menor consumo energético e hidráulico e garantia de conforto e saúde para moradores e usuários.

Outras informações sobre o Fórum estão disponíveis neste endereço.

Confira a programação:

8 de maio

17h – Recepção e credenciamento
18h – Abertura do 1° FIAmb
18h30 – Palestra 1: “Que mercado é este?” Flávio Tófani/Tio Flávio criador do projeto “Tio Flávio Cultural”
20h – Intervalo com coffee break
20h30 – Palestra 2: “A prática de projetos e obras em edificações mais sustentáveis.” Eng. Fernando Machado, sócio-proprietário da Ipê-Amarelo Arquitetura e Engenharia
22h – Encerramento do 1° dia com confraternização

9 de maio

9h30 – Recepção e abertura do 2° dia
10h – Palestra 3: “Panorama das Certificações Ambientais de Sustentabilidade no Brasil.” Eng. Civil Cristiane Lacerda, Diretora Técnica e Comercial da EcoConstruct Brazil.
12h – Intervalo: Almoço
14h – Palestra 4: “Gerenciamento de resíduos da construção civil e a atuação do Engenheiro Ambiental no mercado da construção sustentável.” Eng. Henrique Ribeiro, Diretor Geral da Ambiência Soluções Sustentáveis.
15h30 – Intervalo com coffee break
16h – Palestra 5: “Segregação de efluentes e reuso de água em edificações.” Eng. Sanitarista e Ambiental, Maria Elisa Magri, professora da Universidade Federal de Lavras
17h30 – Encerramento do 1° FIAmb

Leonardo Assad – Jornalista – bolsista Ascom. Com informações de Vívian Bruna Marcello – bolsista Ascom/DEG