Clínica Odontológica da UFLA é inaugurada – veja fotos

IMG_5217Desde março, a comunidade universitária conta com atendimento odontológico gratuito, na Clínica Odontológica localizada no Câmpus Histórico da UFLA. As consultas são realizadas por estagiários do último período do curso de Odontologia do Centro Universitário de Lavras (Unilavras). O espaço foi oficialmente inaugurado na manhã de 29 de abril, com a presença de autoridades da UFLA, Unilavras e Prefeitura, parceiros na concretização da Clínica.

O pró-reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários da UFLA, professor João Almir de Oliveira, destacou a importância do desenvolvimento de ações sociais como esta e a sua rápida concretização. A reitora da Unilavras, professora Christiane Amaral Lunkes Argenta, ressaltou que a parceria marca a história da instituição e possibilita que o Unilavras atenda a um público maior. Para o vice-prefeito de Lavras, Aristides Silva Filho, o grande beneficiado é o povo de Lavras: “Tomara que mais sonhos como esse sejam realizados”, afirmou.

IMG_7360O reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo, observou que a Clínica inclui-se em uma série de ações que a UFLA vem tomando em prol da comunidade. Ele declarou esperar que as parcerias resultem em um fortalecimento conjunto das instituições e que isso eleve ainda mais a imagem de Lavras como uma cidade referência em educação.

A Clínica

O consultório está instalado em um prédio do Câmpus Histórico entre a Coopesal e a Praec. Toda sua estrutura foi adaptada para atender às normas sanitárias e para receber sete cabines de atendimento, cada uma com uma cadeira odontológica de última geração. Toda estrutura e materiais são de responsabilidade da UFLA; o Unilavras participa com os estudantes e supervisores; e a Prefeitura cedeu um profissional para acompanhar a rotina dos estagiários.

Os atendimentos são gratuitos à comunidade universitária (estudantes, técnicos administrativos, docentes e servidores terceirizados). Ali são realizados serviços odontológicos em dentística básica, periodontia, endodontia, extrações simples e pequenas cirurgias. Casos mais graves são encaminhados à Unilavras ou profissionais.

Vinte e oito alunos fazem o atendimento, em duplas, supervisionados por professores e dentistas. Sete duplas trabalham das 7 às 11h30 e outras sete, das 13 às 17h30. A supervisão está a cargo dos professores do Unilavras: Márcia de Fátima Soares, Douglas Campideli Fonseca, Míriam Rezende Diniz e Luiz Henrique Júlio de Souza.

Números já impressionam

Em janeiro, a comunidade universitária pôde se cadastrar.  Naquele mês, 426 pessoas se inscreveram, e 40 delas já concluíram seu tratamento; outras 157 estão em tratamento; e as demais já foram triadas e aguardam disponibilidade de horário. Após o início dos tratamentos, mais 160 pessoas já se cadastraram. Em menos de dois meses de abertura, já foram realizados 952 atendimentos.

Como se cadastrar?

Para se cadastrar, é preciso preencher uma ficha na Clínica Odontológica. O agendamento da consulta será feito pela clínica, por telefone, conforme a disponibilidade de datas.

Inauguração