CBEE lançou oficialmente aplicativo para celular que auxilia na preservação da fauna selvagem brasileira

UBUBU
Fonte da imagem: site do CBEE

Os usuários de smartphones já podem baixar no Google Play o aplicativo Urubu Móbile, lançado oficialmente na sexta-feira (11/4) pelo Projeto Malha, do Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE), sediado na Universidade Federal de Lavras (UFLA). Com o recurso, será possível que qualquer cidadão auxilie no monitoramento e na preservação da fauna selvagem brasileira.

Segundo estimativas do CBEE, no Brasil são atropelados mais de 400 milhões de animais selvagens por ano, o que representa aproximadamente 15 animais a cada segundo, prejudicando toda a fauna brasileira e podendo levar as espécies à extinção. Isto ocorre à medida que as rodovias invadem os habitats naturais desses animais.

Com o novo aplicativo, os usuários poderão fotografar animais atropelados nas estradas do país e encaminhar o material ao CBEE, para que os especialistas possam identificar a espécie e reunir informações sobre as regiões de maior incidência de atropelamentos e as espécies mais atingidas. Todas as fotos registradas serão vinculadas à posição geográfica em que se encontra o usuário, obtida por meio do GPS.

O Projeto Malha visa reduzir os impactos ambientais causados pelas rodovias e ferrovias relacionados a atropelamento de fauna selvagem, ajudando na estruturação do Banco de Dados Brasileiro de Atropelamento de Fauna Selvagem (BAFS), além de reunir grupos de pesquisa e a comunidade brasileira para identificar as áreas consideradas mais críticas. A partir das informações geradas com o uso do aplicativo, será possível a proposta de soluções para a proteção da fauna, como a instalação de telas, a construção de túneis subterrâneos às estradas ou túneis para a circulação dos automóveis, que deixem área verde livre para o trânsito de animais.

Em breve será lançada uma versão do Urubu Mobile, com maiores funcionalidades, destinada especialmente a pesquisadores, consultores e aqueles que fazem amostragens sistemáticas de monitoramento de fauna atropelada. Outras informações podem ser solicitadas pelo e-mail cbee@dbi.ufla.br.

Para a realização do download, basta acessar o link https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.brainweb.tetra.ufla.urubu.

O lançamento do aplicativo tem alcançado repercussão em vários países. Veja abaixo algumas notícias.

Estados Unidos:
http://www.gizmag.com/urubu-app-roadkill/31616/
 –

http://www.snapvrs.org/brazilian-ecologists-launch-app-to-reduce-roadkill/

http://technology.topnewstoday.org/technology/article/12465577/

http://regator.com/p/263894417/brazilian_ecologists_launch_app_to_reduce_roadkill/

Itália:

http://www.scoop.it/t/surfing-the-broadband-bit-stream

Rússia:

http://www.popmech.ru/article/15537-prilozhenie-dlya-spaseniya-zhivotnyih/

Tailândia:

http://news.easybranches.com/news/1833125.html

Alemanha:

http://www.einfach-genial.de/showthread.php/54213-Brazilian-ecologists-launch-app-to-reduce-roadkill –

http://brasilienmagazin.net/gesundheit-umwelt/18741/smartphone-app-soll-zahl-ueberfahrener-tiere-reduzieren/

Indonésia:

http://m.bisnis.com/industri/read/20140415/84/219481/tekan-kematian-satwa-ekologis-brasil-kembangkan-aplikasi-urubu

Brasil:

http://www.oeco.org.br/convidados/28213-e-tempo-de-urubuzar

http://www.ihu.unisinos.br/noticias/530038-um-celular-para-salvar-450-milhoes-de-animais

http://simearesportes.blogspot.com.br

Leonardo Assad – Jornalista/Bolsista Ascom.