Destacado em matéria de portal do MEC, “Magia da Física” exibe filme nesta sexta

Magia da FísicaAs atividades de divulgação científica feitas pelo projeto “A Magia da Física e do Universo” foram destaque no Portal do Professor, endereço eletrônico mantido pelo Ministério da Educação (MEC). O projeto foi tema de uma reportagem naquele site, que destacou as atividades feitas nas escolas de Lavras e região, e voltadas à população em geral.

O projeto foi lançado em 2009, pelo Departamento de Ciências Exatas da UFLA (DEX), integrando o ensino e a pesquisa de maneira multidisciplinar. É coordenado pelos professores José Alberto Casto Nogales Vera e Karen Luz Burgoa Rosso.

Além de oficinas, debates e mostras de filmes e documentários, o projeto “Magia da Física” leva experimentos científicos às escolas e eventos públicos, para despertar a curiosidade e o interesse das pessoas sobre a física e o funcionamento do universo. Os participantes são levados a interagir com os experimentos, que demonstram conceitos científicos variados. E nisso, têm sua curiosidade instigada para descobrir como funciona o procedimento, que, à primeira vista, contraria o que parece normal.

A notícia no Portal do Professor do MEC pode ser lida neste endereço.

Exibição de “Lunar”

LunarO projeto apresentará o filme Lunar, nesta sexta-feira (11), às 16 horas, no Museu de História Natural (Câmpus Histórico), com entrada franca. A sessão introduzirá um debate sobre o conceito de energia, que informações o homem possui sobre a Lua (e como foi possível obtê-las) e diferenças entre a Terra e o satélite natural.

Sinopse – Por três anos, Sam Bell cumpriu seu contrato com uma mineradora que retira, da Lua, um material que se tornou a principal fonte de energia da Terra. Sam tem a companhia de um robô-computador chamado Gerty. Como seu tempo contratual está próximo do fim, ele passa a sofrer mais com o isolamento.

As únicas noticias que Sam tem de sua casa e da Terra são recebidas por mensagens gravadas de sua esposa e filha, pois as transmissões ao vivo foram impedidas por um defeito persistente no satélite de comunicação da companhia.

Um acidente na superfície lunar faz com que descubra a existência de um clone seu, levando-o a uma perturbação que contribui ainda mais para exacerbar sua crescente paranoia.

• Direção: Duncan Jones