CBEE promove workshop na programação do Brazil Road Expo, em São Paulo

Brazil Road Expo 2014Nesta quarta-feira (9/4) ocorrerá, em São Paulo, a abertura do Brazil Road Expo, considerado o maior evento sobre infraestrutura viária e rodoviária da América Latina. A programação vai até sexta-feira (11/4). Entre as atrações do primeiro dia está o workshop “Road Environment”, no qual o professor do Departamento de Biologia da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e coordenador do Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia (CBEE), Alex Bager, ministrará a palestra “Biodiversidade e Rodovias”. Haverá a apresentação de todas as funcionalidades desenvolvidas para o Banco de Dados Brasileiro de Atropelamento de Fauna Selvagem, o Sistema Urubu e outras linhas de atuação.

No mesmo dia será realizada mesa redonda para debater o tema “Estudos ambientais em licenciamentos de rodovias”, que contará também com a presença de representantes do CBEE, além do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) e do Ministério Público.

O Brasil possui uma malha viária de aproximadamente 2 milhões de quilômetros e o número de acidentes envolvendo animais silvestres cresce a cada ano,  provocado pela ausência de sinalização e outros mecanismos que poderiam evitar as tragédias. Esse dado aumenta a importância da realização de debates sobre a segurança dos seres vivos e a preservação do meio ambiente. Segundo dados divulgados pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG), em 2003 houve 515 acidentes envolvendo colisão com animais, o que representa 7,21% do total de acidentes.

A programação completa pode ser conferida no site oficial do Brazil Road Expo 2014 .

Leonardo Assad – jornalista – bolsista Ascom.