UFLA teve ontem (31/3) aula inaugural de seu 7º mestrado profissional – veja fotos

image042Cerca de 40 pessoas reuniram-se ontem (31/03) à noite para a aula inaugural do Mestrado Profissional em Desenvolvimento Sustentável e Extensão, ligado ao Departamento de Administração e Economia (DAE) da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O Programa tem também a colaboração de professores dos Departamentos de Agricultura (DAG), Ciências Humanas (DCH) e Entomologia (DEN), além do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá.  Somando-se aos 25 programas de pós-graduação acadêmicos – e aos 6 da modalidade profissional – o novo curso de mestrado leva a UFLA a possuir hoje 32 programas de pós-graduação em atividade.

A primeira turma do Mestrado Profissional em Desenvolvimento Sustentável e Extensão é composta por 12 alunos. De acordo com a coordenadora do curso, professora Maria de Lourdes Souza Oliveira, a maior parte deles está no mercado de trabalho, em instituições como a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), entre outras. Há também quem tenha concluído a graduação em 2013, como a graduada em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) Rafaela Mendes. Ela é de Barbacena (MG) e aprovou esse primeiro dia de aula. “Achei a aula muito boa; a palestra me despertou para vários questionamentos interessantes”, comentou.

Estiveram presentes para fazer a abertura oficial da cerimônia, além da professora Maria de Lourdes; o chefe do DAE, professor Francisval de Melo Carvalho e o pró-reitor de Pós-Graduação, professor Alcides Moino Junior. Na mesa de honra, a professora Maria de Lourdes falou da trajetória do Departamento anteriormente à criação do curso e manifestou expectativas de que, da forma como foi estruturado, o Programa possa dar sua contribuição para o fortalecimento da agricultura familiar.

Já o professor Carvalho disse sentir satisfação ao ver o Departamento inaugurando um novo curso, lembrando que o DAE foi um dos primeiros departamentos da UFLA a criar um programa de pós-graduação. “Essas iniciativas mostram o dinamismo dos que aqui trabalham”, conclui. Citou também o esforço dos envolvidos, inclusive de professores já aposentados.

Para o professor Moino Júnior, o programa tem como diferencial a interdisciplinaridade, reunindo esforços de profissionais de vários departamentos. Como acrescentou a professora Maria de Lourdes, essa característica faz com que os objetos de pesquisa estejam sob diferentes olhares, próprios de cada área envolvida.

O tema da aula inaugural

Quem ministrou a primeira aula foi o professor do Departamento de Ciências Sociais e pró-reitor de Assuntos Estudantis da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), César Augusto Da Ros. Ele apresentou um painel histórico sobre o surgimento, o desenvolvimento e a configuração dos serviços públicos de extensão rural, situando-os no contexto das políticas de desenvolvimento rural. Também abordou as perspectivas para o desenvolvimento rural sustentável e o fortalecimento da agricultura familiar.

O professor Da Ros disse ter passado rapidamente pelo câmpus da UFLA antes da aula, e mostrou-se impressionado com o que viu. Relatou que essa era a terceira vez que vinha à instituição, referindo-se a atividades feitas em 1996 e 2010. “De lá para cá, percebi uma grande expansão estrutural da Universidade – isso é muito bom”, comentou.