Professor da UFLA coordena revista especializada em biodiversidade e transporte

biotraO Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE) apresentou uma proposta para a criação da Rede Latino-americana de Biodiversidade e Transporte, durante o Congresso Brasileiro de Ecologia de Estradas, realizado em janeiro. Nessa proposta, constava a elaboração da revista on-line BIOTrA – Biodiversidade e Transporte, cuja coordenação é do professor Alex Bager, do Departamento de Biologia da UFLA (DBI).

A Rede tem como objetivo a expansão das ações realizadas no território brasileiro para outros países, fortalecendo as diferentes atividades que envolvem a biodiversidade e empreendimentos viários.  Segundo o professor Alex Bager, o formato on-line foi escolhido por ser mais democrático e acessível a todos.

O foco da revista será a discussão de temas que tenham relação entre a biodiversidade e diferentes modos de transporte.

Em 2014, a BIOTrA pretende publicar, ainda na edição de lançamento, os anais do Road Ecology Brazil – ou Congresso Brasileiro de Ecologia de Estradas 2014 – e uma edição especial que envolverá os Data Papers, reunindo os bancos de dados de biodiversidade ligados aos meios de transporte.

A revista contará com a colaboração de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, além de alunos de doutorado e pós-doutorado, todos ligados à área de ecologia de estradas. Analistas ambientais, estudantes e pesquisadores que tenham feito estudos relacionados à biodiversidade e meios de transporte, poderão publicar os resultados na revista BIOTrA.

Mais informações podem ser obtidas através do endereço eletrônico: http://issuu.com/portal.cbee/docs/lan__amento.

Leonardo Assad – jornalista – bolsista Ascom – com informações de Lívia Villela – bolsista Ascom/DBI