Professoras participaram de Simpósio Internacional de Paisagismo

Apresentação da professora Patrícia Duarte

O Simpósio Internacional de Paisagismo foi realizado nos dias 12 e 13 de março, na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Duas docentes e um professor aposentado da UFLA participaram do evento, que debateu a autonomia do paisagismo como campo disciplinar e profissão.

Além das professoras Patrícia Duarte de Oliveira Paiva (DAG) e Schirley Fátima Nogueira da Silva Cavalcante Alves (colaboradora dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da UFLA), o professor aposentado Paulo Roberto Silva apresentou uma conferência. Também participaram as discentes do programa de pós-graduação em Fitotecnia Iracema Luz e Cecília Gontijo.

No primeiro dia, Schirley Alves integrou o fórum de discussão “O lugar do paisagismo no Brasil: autonomia, tensões e contradições”. Já a professora Patrícia Duarte participou da mesa-redonda “Formação, legislação e profissionalização do paisagismo no Brasil”. O professor Paulo Roberto fez a conferência de encerramento, falando sobre a formação em paisagismo e o exercício profissional.

Instituto Brasileiro de Paisagem

A professora Patrícia avaliou que o encontro ocorreu em um clima de “conciliação” entre as diferentes áreas que atuam com paisagismo: “A profissão ainda não existe, embora haja um projeto de lei para que seja regulamentada. Portanto, há um impasse entre alguns cursos sobre qual deles seria responsável pelas atribuições do paisagismo”. Nesse sentido, foi criado, durante o encontro, o Instituto Brasileiro de Paisagem, que promoverá esse tema como um campo autônomo do conhecimento, atuação e formação.