“Brejeiros solidários” encerram o semestre letivo com doação de sangue

Foto: Luiz Gustavo

Antes de curtir o Carnaval, um grupo de jovens da Moradia Estudantil da Universidade Federal de Lavras (UFLA) reservou um tempo para ajudar dezenas de pacientes que aguardam nos hospitais por uma transfusão de sangue. Com a campanha de nome “Brejeiros solidários”, eles vestiram as camisetas feitas especialmente para a data e foram ao Posto Avançado de Coleta Externa (Pace) da Fundação Hemominas, que funciona na Unidade de Pronto Atendimento (URPA) de Lavras. Dezenove estudantes participaram da mobilização para doação de sangue, e oito fizeram também o cadastro como doadores de medula óssea.

A campanha foi organizada pela prefeitura da Moradia Estudantil e teve o apoio do Diretório Central dos Estudantes (DCE Ascender). De acordo com a prefeita Cintia Nayara de Goes Vieira, esta foi a primeira vez que os alunos se organizaram no alojamento para doar sangue. “Nossa intenção é repetir a ação com a chegada dos calouros no início do próximo semestre letivo”, afirma Cíntia. Ela diz também que o desejo do grupo é tornar a campanha periódica, com retorno a cada três meses.

image001

A vontade dos alunos de transformar a doação de sangue em uma rotina vai ao encontro da necessidade dos hemocentros brasileiros. A captadora da unidade da Hemominas de São João del Rei, Elisabeth dos Santos, diz que a UFLA tem um grande potencial para a mobilização, e afirma que campanhas frequentes serão bem-vindas. “A necessidade de transfusão é grande durante todo o ano, por isso precisamos que a comunidade esteja em mobilização permanente, em todas as épocas”, reforça Elisabeth.

De acordo com a Hemominas de São João del Rei, os hospitais de Lavras têm uma necessidade semanal de cerca de 60 bolsas de sangue. Precisam receber transfusão pacientes em tratamento contra o câncer, os que sofrem queimaduras, os acidentados, os que vão se submeter a cirurgias, entre outros. Segundo o Ministério da Saúde, 1,8% da população do país doa sangue durante o ano. A meta é chegar a 3%.

Ao falar sobre os motivos que levaram o grupo do alojamento a fazer a doação de sangue, Cíntia demonstra perceber o gesto como questão de cidadania: “A gente sabe que doar sangue é necessário; então não precisamos ter um motivo muito forte para nos mobilizar – a gente vai lá, e faz”. Ela também conta que os estudantes ficaram muito empolgados e envolvidos com a campanha. “Vimos que é uma atitude simples de ser praticada; também fomos muito bem recebidos pela equipe de atendimento – e isso nos motiva a voltar outras vezes”, diz.

 

Para ser um candidato à doação

image005

A doação de sangue em Lavras pode ser feita sempre às quintas-feiras, das 8h às 12h. O Pace tem o acompanhamento técnico da equipe da Hemominas de São João del Rei e funciona em parceria com a prefeitura de Lavras. A capacidade de atendimento é para 40 doadores a cada quinta-feira.

Podem doar cidadãos com boa saúde e idade entre 18 e 69 anos, sendo que a primeira doação deve ocorrer até os sessenta anos. Os jovens que têm 16 e 17 anos podem se candidatar à doação de sangue com a presença dos responsáveis legais ou portando autorização formal, com firma reconhecida em cartório. O modelo da autorização está disponível no site www.hemominas.mg.gov.br.

Também é necessário pesar acima de 50 quilos; não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas e não ter tido hepatite após os 11 anos de idade. Outros critérios são avaliados durante a triagem clínica, realizada no local.

Com informações de Luciana da Silva, bolsista Ascom/DZO
Fotos: Luiz Gustavo