“Abertura Oficial da Colheita do Arroz” contou com palestra de professor do DEG

Foto: Gustavo Schroder Consultoria

A “Abertura Oficial da Colheita do Arroz” é considerada o maior evento orizícola das Américas. Sua 24ª edição, realizada entre 20 e 22 de fevereiro, teve na programação palestra técnica ministrada pelo professor do Departamento de Engenharia da Universidade Federal de Lavras (DEG/UFLA) Wellington Carvalho. Sob a organização da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) e da Associação de Arrozeiros de Mostardas e Tavares, o evento ocorreu na cidade de Mostardas (RS).

No momento em que estavam reunidos os principais produtores de arroz, técnicos e empresas do ramo, Carvalho teve a missão de falar sobre o tema “Arroz gaúcho sem resíduos de agroquímicos – Tecnologia de aplicação”. Ele diz considerar uma honra representar o DEG e a Universidade, realizando a difusão tecnológica. “É especialmente gratificante por se tratar de um tema que envolve os cuidados nos diferentes processos de aplicação para uma produção sustentável, num segmento tão importante da agricultura como a cultura do arroz”, relata o professor.

Entre os tópicos abordados na palestra estavam os cuidados necessários à preparação e à escolha das caldas/produtos, os cuidados para a obtenção de uma boa pulverização e aplicação, os riscos de deriva, além dos tipos de equipamentos utilizados na aplicação terrestre e aérea. De acordo com a Federarroz, a avaliação do evento foi bastante positiva, destacando-se o fato de a presença do público ter superado todas as expectativas.

Professor Wellington Carvalho (DEG/UFLA), ao centro, recebendo a homenagem das mãos do vice-presidente senior da AGCO Eng., André Müller Carioba (à esquerda) e do gerente  de treinamento e responsável técnico do Centro de Treinamento  AGCO ACADEMY, Eng. Agrícola Alexandre Landgraf. (à direita).
Professor Wellington Carvalho (DEG/UFLA), ao centro, recebendo a homenagem das mãos do vice-presidente sênior da AGCO, o engenheiro agrícola André Müller Carioba (à esquerda) e do gerente de treinamento e responsável técnico do Centro de Treinamento AGCO ACADEMY, o engenheiro agrícola Alexandre Landgraf. (à direita).

Homenagem na programação da semana

Antes de partir para o Rio Grande do Sul, o professor do DEG esteve em Campinas (SP) em 19 de fevereiro, onde foi homenageado pela fabricante e distribuidora mundial de equipamentos agrícolas AGCO. O objetivo da empresa foi destacar a importância da parceria que mantém com organizações e universidades.

A homenagem ocorreu durante cerimônia de inauguração do novo Centro de Treinamento AGCO Academy, projetado para garantir a difusão de conhecimento e a capacitação técnica e operacional de equipes das redes de concessionárias das marcas Massey Ferguson e Valtra nos países da América do Sul e Central.

Com informações de Vivian Bruna Marcello, bolsista Ascom/DEG