PRG divulga Calendário Escolar 2014/1 e programação da Recepção de Calouros

SONY DSCO período letivo 2014/1 será iniciado em 24 de março, juntamente com a programação oficial da Recepção de Calouros. O calendário escolar para o primeiro semestre letivo de 2014 foi divulgado no site da Pró-Reitoria de Graduação (PRG).

Ainda será um período atípico, devido à reposição de aulas decorrente da greve deflagrada em 2012. O término do período será em 31 de julho. A previsão de início para o segundo semestre letivo de 2014 é 18 de agosto.

Consulte aqui: Calendário Escolar da Graduação – 2014/1

Recepção de calouros

No primeiro dia de aulas (24/3), os ingressantes participarão de uma apresentação com orientações, com o reitor da UFLA, a pró-reitora de Graduação e o Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Na terça-feira (25), haverá reuniões entre os estudantes e os coordenadores de seus respectivos cursos.  Na quarta-feira (26), o DCE fará uma oficina de integração de calouros, às 14 horas, no Centro de Integração Universitária (Ciuni), com atividades culturais. O restante da programação e os locais das reuniões com os coordenadores serão divulgados na página da PRG posteriormente.

Cartão de identificação

Nos dias 9 e 10 de abril, os calouros deverão comparecer na sala 14 no Pavilhão de Aulas 6 para tirar a fotografia para a carteirinha de estudante, em um dos seguintes horários: 9 às 11 horas; 14h30 às 17 horas; ou 19 às 21 horas. Esse documento é essencial para utilizar serviços como o Restaurante Universitário e a Biblioteca.

Veja aqui: Programação Oficial da Recepção de Calouros 2014/1

Professor da UFLA idealiza aplicativo para celular – a informação é destaque em Blog da revista Época

urubu_no_celular_2Um aplicativo para smartphones e tablets, idealizado pelo professor do Departamento de Biologia da Universidade Federal de Lavras (DBI/UFLA) Alex Bager, ganhou destaque no Blog do Planeta, da revista Época, disponível no portal Globo.com. O professor, que também é coordenador do Centro Brasileiro de Ecologia de Estradas (CBEE), foi entrevistado pelo colunista Alexandre Mansur e explicou em detalhes a utilidade e o funcionamento do sistema nomeado de Urubu Mobile.

Confira o texto na íntegra

O Urubu Mobile poderá ser baixado por qualquer cidadão que tenha, no celular ou tablet, câmera, GPS e sistema operacional Android. Ao deparar-se com um animal atropelado nas estradas brasileiras, a pessoa faz o registro fotográfico e envia a um sistema de gestão de dados. Esse monitoramento da fauna atropelada tem como objetivo principal reunir informações e dados que sirvam de subsídio ao planejamento, gestão e desenvolvimento de políticas públicas na área de Ecologia de Estradas. Outra utilização importante é o subsídio a pesquisas científicas.

De acordo com o texto, a expectativa é de que o aplicativo seja lançado logo após o Carnaval.

Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica abre inscrições

Os interessados em participar do Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica da Universidade Federal de Lavras (Pivic/UFLA) já podem se inscrever: o período para submissão de propostas, por servidores docentes ou técnico-administrativos, vai de 26 de fevereiro a 25 de março, das 8 às 16 horas. O objetivo do Pivic é acolher propostas para que os estudantes sejam incluídos nas atividades de iniciação científica.

As propostas devem ser enviadas pelo Sistema de Gestão dos Programas de Iniciação Científica (Sigepic), disponível em www.prp.ufla/editais. O projeto de pesquisa ao qual o estudante estará vinculado, plano de trabalho, histórico escolar completo (SIG), comprovante de rendimento geral do aluno e cópia do CPF são os documentos exigidos. Dependendo do caso, o projeto precisará obter aprovação da Comissão de Ética no Uso de Animais (Ceua) e/ou Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (Coep).

Os projetos serão classificados de acordo com o mérito e relevância acadêmica. Não há restrição de vagas oferecidas pelo programa; no entanto, cada servidor docente ou técnico-administrativo pode submeter até três propostas (uma para cada estudante).

O estudante participante não poderá participar simultaneamente em mais de um programa de iniciação científica, estágio e demais atividades correlatas, excetuando-se o PET. Também não poderá receber qualquer tipo de bolsa institucional durante a vigência do Pivic – de 1º de abril de 2014 a 31 de março de 2015.

O resultado da seleção será divulgado a partir de 1º/04/2014 e estará disponível no site da Pró-Reitoria de Pesquisa – PRP (www.prp.ufla.br).

Acesse o edital de seleção: Edital Pivic/UFLA 2014

Mais esclarecimentos: prp@prp.ufla.br