Encontro reuniu estudantes e engenheiros de Alimentos na UFLA

CMEA 2014A segunda edição do Congresso Mineiro de Engenharia de Alimentos (CMEA) foi realizada na UFLA, de 19 a 22 de fevereiro, com apresentações de trabalhos, degustações, minicursos e palestras. Estudantes e profissionais do Maranhão, Pará, Tocantins, Bahia e Minas Gerais participaram do evento, que contou com mais de 200 inscritos e 130 trabalhos científicos aprovados.

A cerimônia de abertura foi realizada na noite de 19 de fevereiro, no Anfiteatro Magno Antonio Patto Ramalho (DBI), com a presença dos professores: Carlos José Pimenta (pró-reitor de Planejamento e Gestão, representando o reitor da UFLA); Fabiana Queiroz (chefe do DCA); Alcineia de Lemos Souza Ramos (coordenadora do curso de Engenharia de Alimentos); e Ana Carla Marques Pinheiro (coordenadora do evento); e do discente Welbert de Freitas Reis.

O primeiro dia foi marcado pela palestra do presidente da Associação Brasileira de Engenheiros de Alimentos (Abea), Gumercindo Ferreira da Silva, que abordou o mercado de trabalho e os desafios da profissão do engenheiro de Alimentos.

Avaliando positivamente a realização do evento, o organizador Welbert ressaltou que o II CMEA contou com mais palestrantes, inclusive externos à UFLA: “também houve uma diversidade maior nas áreas das palestras e publicamos resumos expandidos, possibilitando uma melhor visualização da qualidade dos trabalhos”, explicou.

O evento foi encerrado com a premiação de trabalhos em seis áreas diferentes, em solenidade no Anfiteatro do DBI, no dia 22. Os vencedores foram:

• ALINE PEREIRA MARTINS – “EFEITO DE MISTURAS DE ÓLEOS ESSENCIAIS SOBRE ENDÓSPOROS DE CLOSTRIDIUM PERFRINGENS” – área “MICROBIOLOGIA DE ALIMENTOS”. Universidade Federal de Lavras.
  • CAMILY APARECIDA REIS – “INFLUÊNCIA DO EXTRATO DE LEVEDURA EM MEIOS DE FERMENTAÇÃO NAS ANÁLISES DE AÇÚCARES REDUTORES POR DNS” – área “BIOQUÍMICA E BIOTECNOLOGIA DE ALIMENTOS”. Universidade Federal de Lavras.
  • RAFAELA CORRÊA PEREIRA – “ELABORAÇÃO DE UM BANCO DE DADOS DA COMPOSIÇÃO DE FITOESTERÓIS EM ALIMENTOS” – área “NUTRIÇÃO, ALIMENTOS FUNCIONAIS, TOXICOLOGIA E GENÔMICA”. Universidade Federal de Lavras.
  • LUAN ALBERTO ANDRADE – “ANÁLISES NA GOMA ARÁBICA COMERCIAL E A PROPRIEDADE EMULSIFICANTE” – área “CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS”. Universidade Federal de Lavras.
  • ERIC KEVEN SILVA – “CONDIÇÕES DE MÁXIMA ESTABILIDADE NO ARMAZENAMENTO DE MICROPARTÍCULAS DE ÓLEO ESSENCIAL DE ALECRIM” – área “ENGENHARIA DE ALIMENTOS”. Universidade Estadual de Campinas.
  • KÁSSIO RENÊ DIAS WANDERLEY – “IMPLANTAÇÃO DAS BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO (BPF) EM UMA PANIFICADORA” – área “GESTÃO DA QUALIDADE”. Universidade Federal do Tocantins.

O CMEA é uma realização da UFLA, com o apoio do Departamento de Ciência dos Alimentos (DCA) e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), e também da Associação Brasileira de Engenharia de Alimentos (Abea).