Seminário Nacional de Inovação e Governança em Segurança Pública teve início hoje (20/2)

image001

Começou hoje (20/02) o Seminário Nacional de Inovação e Governança em Segurança Pública (Senigosp), no Salão de Convenções da Universidade Federal de Lavras (UFLA).  O primeiro dia contou com a presença do reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo; do prefeito de Lavras, Marcos Cherem; do comandante geral da Polícia Militar de Minas Gerais, Coronel Márcio Martins Sant’Ana; do comodante da 6° Região da Polícia Militar, coronel Luis Rogério de Assis; do comandante do 8° Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Antônio Claret dos Santos; além de outras autoridades.

Foram realizadas palestras e duas mesas redondas, nas quais o tema abordado foi o uso da tecnologia para a Segurança Pública. O objetivo da programação é qualificar os gestores da Segurança Pública com as novas ferramentas tecnológicas, para que se atualizem nesse segmento.

A organização do evento é uma parceria entre o 8º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais e o Departamento de Ciência da Computação da UFLA (DCC). Amanhã (21/2), os trabalhos terão prosseguimento a partir das 8h20, no Salão de Convenções. A programação completa pode ser visualizada no site www.eventospmmg.com.br.

A UFLA e a Polícia Militar de Minas Gerais

A parceria entre a Universidade Federal de Lavras e a Polícia Militar de Minas Gerais tem garantido mais segurança aos alunos, com destaque para a Rede de Repúblicas Protegidas, pioneira no Brasil. Durante as férias universitárias, os policiais que atuam na segurança do câmpus vão percorrer os bairros onde estão localizadas as repúblicas que aderiram ao programa. Os estudantes poderão fazer contato com a PM por meio de uma conta privada no Facebook ou grupo no WhatsApp, pelo qual receberão  informações em tempo real.

Em 2011 foi inaugurado o Posto Policial Comunitário fixo da Universidade Federal de Lavras, juntamente com a Central de Videossegurança, promovendo uma proteção maior para a comunidade acadêmica e bairros adjacentes. Os registros de ocorrências dentro do câmpus podem ser feitos pela internet, através do site web.­sids.­mg.­gov.­br.

Leonardo Assad – Jornalista – Bolsista Ascom