Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal já formou 300 mestres

image005Depois do ingresso da primeira turma no curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal, em 1993, já são 300 mestres formados. A defesa de número 300 realizou-se ontem (19/02), no anfiteatro do Laboratório de Estudos e Projetos em Manejo Florestal (Lemaf).

Sob a orientação da professora do Departamento de Ciências Florestais (DCF) e Pró-Reitora de Graduação, Soraya Alvarenga Botelho, a dissertação intitulada “Estoque de carbono no estrato arbóreo de reflorestamento em restauração e remanescente florestal” foi defendida pela discente Helane França Silva. Graduada pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Helane emocionou-se ao agradecer a todos pelo apoio recebido na UFLA durante o curso.

Entre outros resultados, o trabalho mostrou que uma área florestal restaurada há 21 anos tem conseguido cumprir sua função ambiental no que se refere ao estoque de carbono. Também foi demonstrada a importância dos programas de restauração de áreas degradadas e da manutenção das florestas nativas.

Fizeram parte do banca, além da orientadora, a co-orientadora e professora da Universidade de Brasília (UnB) Sabina Cerruto Ribeiro e o professor do Departamento de Ciências do Solo (DCS) Carlos Alberto Silva.

O mestrado em Ciências Florestais

O curso foi recomendado pelo Grupo Técnico Consultivo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (GTC/CAPES) em 1992. Atualmente, são oferecidas 20 vagas para seleção anual de discentes. De acordo com o coordenador do Programa, professor Anderson Cleiton José, a procura pelo curso é sempre grande. “Ao longo do tempo, recebemos alunos do Brasil todo, desde o Acre até o Rio Grande do Sul”, relata o professor, informando também que, com a internacionalização, tem-se a presença também de discentes de países da América do Sul, como Colômbia e Peru. “Nossa avaliação desses 22 anos é positiva: sabemos que aceitação do mercado é muito boa para os profissionais que passaram pelo Programa, tanto em órgãos públicos como nos privados”, avalia o coordenador.