Documentário “Vendo as estrelas” será exibido no Museu de História Natural

Cena do documentário

Amanhã (8/2) tem Oficina de Astronomia no Museu de História Natural (MHN) da UFLA. Será exibido o documentário “Vendo as estrelas”, às 19h, com entrada franca. A sessão faz parte do projeto “A Magia da Física e do Universo”. Logo depois da exibição, haverá prática de observação do céu com telescópios. A intenção é realizar observações da nebulosa de Órion, do planeta Júpiter e de quatro de seus satélites.

O projeto  tem o apoio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitário (Praec), do Museu de História Natural (MHN), da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) e da Pós-Graduação em Física.

O documentário

O filme apresenta uma nova geração de astrônomos avançando os limites da ciência. Eles criaram um novo conjunto de super-telescópios com o objetivo de revolucionar o conhecimento sobre jovens estrelas, buracos negros e outros corpos celestes.

UFLA abrirá concurso para professor em Libras – inscrições a partir do dia 10

LibrasSerão abertas, no dia 10 de fevereiro, as inscrições para concurso público para professor, na área de Língua Brasileira de Sinais (Libras). Há duas vagas e os convocados serão lotados no Departamento de Educação da UFLA (DED). A titulação mínima exigida é a graduação em Pedagogia, Letras ou Libras, com Prolibras – Certificado de Proficiência no Ensino de Libras.

As inscrições serão abertas às 9 horas do dia 10/2/2014. Deverão ser realizadas no site www.prgdp.ufla.br/concurso/PROF até as 18 horas do dia 25 de fevereiro. No ato da inscrição, o candidato deverá: informar a área para a qual concorrerá; os dados pessoais; dados de formação acadêmica/titulação; número do CPF e do documento de identidade que contenha foto; declarar que concorda com o conteúdo do edital e normas que regem o concurso; que atenderá, no ato da posse, ao requisito de titulação exigido na íntegra do Edital, apresentando documentação comprobatória; e declarar se é legalmente surdo, nos termos do parágrafo único do art. 2º do Decreto nº 5.626 de 22 de dezembro de 2005.

Há uma taxa de inscrição no valor de R$ 90,00, que deverá ser paga até o dia 25 de fevereiro por meio de boleto bancário emitido no ato da inscrição. De 10 a 14/2/2014, ocorre o prazo para solicitar isenção dessa taxa. Podem requerer essa isenção membros de família de baixa renda ou estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – Cad-Único (nos termos do Decreto nº. 6.135/07).

O concurso será composto por prova escrita, prova didática e prova de títulos, cada uma delas com o valor de 100 pontos. As provas serão realizadas na UFLA a partir de 21 de abril, sendo que seus dias, horários e locais serão divulgados oficialmente a partir de 9/4/2014, no endereço www.prgdp.ufla.br/concurso/prof.

Acesse:

Edital PRGDP/UFLA nº 12/2014

Lista de temas e bibliografia

Campanha feita na UFLA beneficiou alunos de escola pública

campanha necapriAlunos da Escola Estadual Azarias Ribeiro, em Lavras, receberam a doação do material escolar arrecadado em campanha feita pelo Núcleo de Estudos de Caprinos (Necapri). Durante todo o mês de janeiro, a comunidade acadêmica da Universidade Federal de Lavras (UFLA) deu a sua contribuição, doando mochilas, estojos, lápis, borrachas e outros materiais, que foram agrupados em kits e fizeram a alegria dos estudantes mais carentes da escola.

De acordo com a diretora de Marketing e Eventos Sociais do Necapri, Izabella Luiza Gomes Almeida, as crianças ficaram muito felizes. “Corriam logo para pegar o material e usar”, conta Izabella, dizendo que o Núcleo ainda irá avaliar a possibilidade promover outras edições da campanha nos próximos semestres. Essa foi a primeira vez que o Necapri organizou uma ação para a arrecadar material escolar.

Com informações de Luciana da Silva, bolsista Ascom DZO/UFLA

UFLA sediará Congresso de Pesquisa em Educação e Interdisciplinaridade

Congresso Pesquisa Educaçao

O curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância, em parceria com o Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (Life), promoverá o Congresso de Pesquisa em Educação e Interdisciplinaridade no dia 22 de fevereiro, das 7h30 às 18 horas, no Salão de Convenções da Universidade Federal de Lavras (UFLA). As inscrições estão abertas até o dia 18 de fevereiro e devem ser feitas no formulário disponível nesta página.

Nesse evento, será divulgada a produção de conhecimentos dos cursistas, desenvolvidos na disciplina Seminário de Pesquisa em Educação. O fomento à ampliação de concepções de interdisciplinaridade presentes nas práticas pedagógicas, em múltiplos contextos educacionais, também está entre os objetivos do congresso.

Mais informações: (35) 3829-5125 e sec.pedagogia@ead.ufla.br.