Braskem estuda implantar unidade no Lavrastec

IMG_3519Mais uma empresa sinalizou interesse em implantar uma unidade de pesquisa no Parque Científico e Tecnológico de Lavras (Lavrastec): a Braskem, grupo petroquímico pertencente à Odebrecht, enviou dois representantes para se reunirem com a Direção Executiva da UFLA e do Parque. Os responsáveis pela área de Desenvolvimento de Mercado da empresa, Ana Paiva e Zolder Stekhardt, estiveram na UFLA no dia 30.

Eles se encontraram com o reitor, professor José Roberto Scolforo; vice-reitora, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho; pró-reitor de Pesquisa, professor José Maria de Lima; o assessor do reitor para Assuntos Interinstitucionais, professor Antônio Nazareno Mendes; o assessor de Inovação e Empreendedorismo da UFLA, professor Wilson Magela Gonçalves; pela gerente da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Inbatec), Manuela Botrel e gestores em Ciência e Tecnologia do Lavrastec, Claudinei Fernandes, Ludmila Aquino e Vanessa Trevisan.

Apresentações

Visita Braskem - Vanessa Trevisan1
Os visitantes foram à Inbatec e conversaram com empreendedores. Foto: Vanessa Trevisan

O reitor da UFLA apresentou um panorama da instituição, sobretudo das iniciativas de apoio à inovação, empreendedorismo e proteção intelectual. Ele comentou sobre o desejo de que o Lavrastec seja constituído tanto por empreendimentos gerados a partir de pesquisas realizadas na UFLA quanto por centros de pesquisa e desenvolvimento de empresas já consolidadas. Essa seria uma das bases para a transformação de Lavras em centro de excelência em tecnologia e para consolidar a UFLA no cenário internacional: “Temos que buscar evoluir e, para isso, é necessário inovar e criar parcerias”, resumiu.

Zolder Stekhardt falou sobre os negócios do grupo, que produz polietileno, polipropileno, PVC e outros polímeros, derivados de petróleo, que dão origem a outros produtos, como embalagens. A Braskem, segundo ele, é pioneira na fabricação do polietileno verde a partir da cana-de-açúcar. De acordo com ele, a visão de futuro e ambições das duas instituições têm muito em comum; e o grupo está bastante interessado em geração de conhecimento e pesquisa, ponto em que as perspectivas das instituições se encontram.

IMG_3509
A atuação do Lavrastec foi o tema da apresentação do prof. Wilson Magela

O professor Wilson Magela destacou que o momento é oportuno para uma parceria, apresentando o Lavrastec, sua missão e áreas de atuação. O Parque deverá impulsionar a promoção e o desenvolvimento da pesquisa e inovação tecnológica, atraindo empresas que invistam em pesquisa, desenvolvimento e inovação de produtos, processos e serviços inovadores e propiciando a geração de oportunidades em Lavras e região.

Após as apresentações, o grupo visitou o local onde está sendo construído o Parque, a Inbatec e o câmpus universitário.

Com informações de Vanessa Trevisan (gestora de Inovação do Lavrastec/ Jornalista)