Professor do DCF participa de colóquio sobre política da paisagem, no ES

O pesquisador Yves Luginbühl, ladeado pela delegação da UFLA
O pesquisador Yves Luginbühl, ladeado pela delegação da UFLA

Disseminar o conceito de paisagem e sensibilizar os municípios capixabas para a importância de uma Política da Paisagem em todo o estado foram os objetivos do 3º Colóquio para a Política da Paisagem do Espírito Santo, realizado em Vila Velha, em novembro. A UFLA foi representada pelo professor José Aldo Alves Pereira (DCF), pelo doutorando em Engenharia Florestal Rossi Allan Silva e pela pós-doutoranda Schirley Fátima Nogueira da Silva Cavalcante Alves (DAG), que tem como supervisora a professora Patrícia Duarte de Oliveira Paiva.

Durante o seminário, foi aprovada uma moção em prol da elaboração e implementação da Política da Paisagem do Espírito Santo. O evento foi realizado pelo Grupo de Trabalho da Paisagem, com patrocínio da Secretaria de Estado da Cultura do ES, contando também com a participação de representantes das Secretarias de Turismo, Meio Ambiente e Planejamento do Estado, bem como de vários municípios.

Um dos destaques foi a participação do pesquisador, engenheiro agrônomo e geógrafo reconhecido internacionalmente na área do seminário. Ele é diretor emérito de pesquisa do Laboratoire Dynamiques Sociales et Recomposition des Espaces (CNRS), coeditor da Convenção Europeia da Paisagem, membro da Comissão Científica do Patrimônio Natural e da Biodiversidade e ganhador do prêmio Édouard Bonnefous da Académie des sciences morales et politiques (2013) pela publicação recente do livro “La mise en scène du monde: Construction du paysage européen”.