Projeto “Léo, o robô de Da Vinci” será encerrado amanhã, na E.E. Cristiano de Souza

robo leonardo da VinciDurante os últimos meses, estudantes da Escola Estadual Cristiano de Souza trabalharam no projeto multidisciplinar “Leo, o robô de Da Vinci”. Realizando atividades envolvendo conhecimentos de matemática, engenharia, física e arte, as equipes tiveram como uma das tarefas recriar um protótipo idealizado por Leonardo Da Vinci, em formato de leão – o robô foi construído para homenagear o rei da França e era articulado para oferecer flores.

O encerramento desse projeto, com exibição dos modelos, imagens e informações, será amanhã (22), às 8h30, no pátio da Escola Estadual Cristiano de Souza. As equipes serão avaliadas e a vencedora receberá um kit para montar o robô.

O projeto teve como objetivo despertar nos estudantes o interesse pela engenharia. Motivando-os nas disciplinas básicas, espera-se que a evasão dos universitários nessa área seja reduzida, por meio de uma nova visão da profissão e de suas potencialidades. As atividades contaram com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da empresa VALE S.A.

O professor Roberto Alves Braga Júnior, do Departamento de Engenharia (DEG), coordenou o projeto, que contou com uma equipe multidisciplinar: professores Ricardo Magalhães (DEG), Raphael Winckler de Bettio (Departamento de Ciência da Computação – DCC) e Ronei Ximenes Martins (Departamento de Educação – DED), além de graduandos em Engenharia de Controle e Automação. Participam ainda um professor da escola Cristiano de Souza e quatro estudantes selecionados.

A importância do projeto, para o coordenador, é demonstrar que a carreira de engenheiro de controle e automação vai além do tecnicismo. Ao contrário, exige do profissional uma mentalidade aberta para a contextualização de cada obra de engenharia e a capacidade de solucionar de problemas complexos por meio de observação e interação com a natureza.

Com informações de Vivian Bruna Marcello – bolsista Ascom/DEG