Congresso Mineiro de Engenharia de Alimentos recebe trabalhos até 2/12

cmea2014

A segunda edição do Congresso Mineiro de Engenharia de Alimentos (CMEA) será realizada entre os dias 19 e 22 de fevereiro de 2014, na Universidade Federal de Lavras, das 8 às 17 horas. O prazo para as inscrições vai até o dia 16 de dezembro e devem ser realizadas na página oficial do evento. Quem tiver interesse em submeter o resumo de trabalho científico, deverá fazê-lo até o dia 2 de dezembro. O formulário e o termo de compromisso ficarão disponíveis após a confirmação do pagamento.

As atividades serão palestras e cursos, apresentações de trabalhos científicos na forma de resumos expandidos, estandes de exibição em inovação científica e tecnológica, entre outras. A expectativa é que 350 congressistas de todas as regiões do Brasil compareçam.

O CMEA tem como objetivo reunir estudantes, pesquisadores, professores e profissionais de diversas regiões, promovendo o intercâmbio de informações referentes à engenharia e tecnologia de alimentos.

Esta edição conta com o apoio de 22 empresas e a inscrição de congressistas pertencentes a 26 instituições de 11 estados brasileiros até agora. A programação completa do evento está disponível na página http://cmeaufla.com/site/programacao.php. Mais informações podem ser obtidas pelo celular (35) 9140-8631 ou e-mail: cmea@dca.ufla.br.

Primeira edição

Na primeira edição, realizada em 2012, o evento contou com a presença de 495 pessoas, sendo 404 congressistas, 24 organizadores, 44 convidados e 23 prelecionistas. 62% dos participantes não residiam em Lavras, mas moravam em outras cidades mineiras, e 21% vieram de outros estados brasileiros.

Foram oferecidos 13 opções de cursos, dentre os quais estavam incluídos desenvolvimento prático, palestras e visita técnica às grandes empresas, além de permitir a publicação de 212 trabalhos com temas relacionados à área de ciência, tecnologia e engenharia de alimentos.

O CMEA 2012 contou com o apoio da UFLA, Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de Minas Gerais (Fapemig), Associação Brasileira de Engenharia de Alimentos (Abea), Conselho Estadual de Segurança Alimentar (Consea-MG) e empresas da região.

Leonardo Assad – jornalista – bolsista Ascom