Fundações oferecem treinamento sobre o novo Sistema Conveniar a professores

curso conveniarProfessores da UFLA participaram, na última semana, de um curso promovido pelas fundações de apoio à UFLA – Fundecc/Faepe sobre o Sistema Conveniar. O software se propõe a organizar e dinamizar os fluxos de trabalho, diminuindo a burocracia e a repetição na realização de serviços.

Os módulos do Conveniar foram definidos por processos, facilitando a distribuição de tarefas e acesso restrito a cada área de atuação. No entanto, são integrados e possuem sistemas de comunicação para manter os usuários de cada unidade informados sobre o trâmite das ações relacionadas a seu trabalho.

Os módulos têm objetivos específicos: no Módulo Projetos, é possível cadastrar e controlar projetos submetidos a editais de instituições fomentadoras. As Fundações podem divulgar, ali, editais abertos para que pesquisadores/clientes possam submeter projetos para captação de recursos e o desenvolvimento destes.

O Módulo Administração de Convênios e Contratos tem como objetivo o cadastro e controle financeiro de convênios e contratos. Garante o processamento de diversos tipos de pedidos, como compras, pagamentos de serviços (notas fiscais, reembolso, adiantamento, diárias, estagiários, direitos autorais, entre outros), relatórios de viagens e faturas enviados pelos coordenadores para seus respectivos convênios.

Há também um módulo para compras, que realiza o processamento dos pedidos de compras efetuados pelos coordenadores dos convênios e contratos, seguindo os trâmites legais. Os processos de compras incluem todas as etapas, desde o pedido até o recebimento da mercadoria/serviço e seu pagamento. Esse módulo contempla também  processos de compras internacionais além de vários outros módulos.

O Sistema Conveniar pode ser utilizado via internet ou configurado para uso restrito na rede interna das Fundações. De acordo com comunicado, os processos existentes na Fundação foram minuciosamente detalhados e baseados na experiência de instituições que são referências nacionais.

Para acessar o sistema, os professores podem acessar o site da Fundecc: http://www.fundecc.org.br/.