Filme “A Vida de Galileu” será exibido nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira (1º/11), o projeto Magia da Física e do Universo promove a exibição do filme A Vida de Galileu, integrando a programação do Ciclo de Biografias e Documentários do Museu de História Natural (MHN). A exibição será às 16 horas, no MHN (Câmpus Histórico). O filme, de 1975, é uma adaptação cinematográfica da peça teatral de mesmo nome escrita por Bertold Brecht. O texto complexo é um dos destaques  da obra.

Galileu Galilei foi um físico, astrônomo e filósofo de importância fundamental para a ciência humana: precursor da utilização do método científico, desenvolveu estudos do movimento dos corpos, enunciando ideias precursoras da mecânica de Newton. Também criou melhorias no telescópio refrator, descobrindo as montanhas da Lua, as fases de Vênus, os anéis de Saturno, estrelas da Via Láctea e as manchas solares – grandes contribuições para a defesa do heliocentrismo.

O filme, porém, vai além da importância de Galileu, pois mostra os interesses em jogo, mesmo na ciência: interesses de classe, materiais e pessoais.

Serviço 

  • Exibição: A Vida de Galileu (Galileo, 1975, direção: Joseph Losey)
  • Data: 1º/11/2013
  • Local: Museu de História Natural (Câmpus Histórico da UFLA)
  • Horário: 16 horas
  • Entrada gratuita