UFLA realiza campanha de Combate e Prevenção da Hipertensão Arterial Sistêmica e DSTs

25.10 campanha hpertensãoAté 31 de outubro, está sendo realizada uma campanha na Cantina Central da Universidade Federal de Lavras (UFLA) com o objetivo de transmitir aos docentes, discentes, técnicos e profissionais terceirizados da UFLA, informações a respeito da prevenção, diagnóstico e tratamento da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST´s).

A campanha tem como coordenadores a professora do Departamento de Educação Física Giancarla Aparecida Botelho Santos, o professor do Departamento de Ciências dos Alimentos Michel de Angelis e a enfermeira do Ambulatório da UFLA, Flávia Alvarenga Fernandes Bruzi.

Durante os dias de campanha, das 8h30 às 16h30, são distribuídos livretos informativos e preservativos e também haverá aferições da pressão arterial, medidas antropométricas e uma dinâmica sobre DST´s.

PET- Engenharia de Alimentos realizou cursos para escolas da rede pública

curso pet ealO grupo PET Engenharia de Alimentos realizou dois cursos, sobre segurança alimentar e aproveitamento integral dos alimentos, para os manipuladores de alimentos das escolas públicas de Lavras. Os cursos foram realizados nos dias 21 e 22 de outubro, no Departamento de Ciência dos Alimentos (DCA) da UFLA,  envolvendo cerca de quarenta participantes.

No dia 21, a temática segurança alimentar foi abordada em um curso teórico intercalado com práticas de microbiologia e dinâmicas. No dia 22, o tema aproveitamento integral dos alimentos foi visto em  um curso prático, no qual os participantes elaboraram e experimentaram receitas nutritivas e de baixo custo, usando folhas, talos e cascas como ingredientes.

curso pet eal 1Os cursos fazem parte de um projeto de extensão do PET Engenharia de Alimentos que tem como objetivo capacitar os profissionais que trabalham com a merenda escolar para: redução dos riscos de intoxicação alimentar; atenção à forma correta de higienização e armazenamento dos alimentos; diminuição do desperdício de produtos alimentícios; promoção da melhoria no valor nutricional da dieta dos alunos; e redução dos custos da merenda escolar.

A realização contou com o apoio do DCA e Prefeitura Municipal de Lavras, sob orientação dos professores Luis Roberto Batista, Melissa Guimarães Silveira, Roberta Hilsdorf Piccoli e João de Deus Souza Carneiro.

curso pet eal 2