Projeto Transitolândia realiza visitas às escolas lavrenses

transitolândiaEducação no trânsito, acessibilidade e prontos-socorros são alguns dos temas desenvolvidos, nas escolas de Lavras e região, pelo projeto Transitolândia, realizado em parceria pela UFLA, 8º Batalhão e 6ª Companhia Independente de Meio Ambiente e Trânsito da Polícia Militar de Minas Gerais. Em setembro, o projeto fez visitas à Escola Estadual Azarias Ribeiro, onde desenvolveu atividades iniciais. De acordo com a organização, a realização tem sido gratificante, pois as crianças receberam o projeto com entusiasmo e demonstraram empenho nas atividades.

Até o final de 2013, o projeto passará por outras escolas, com visitas já agendadas. Além disso, estão sendo executadas reformas no espaço da Transitolândia, nas dependências da 6ª Companhia, para que, em 2014, as crianças vivenciem experiências reais de um trânsito seguro junto ao projeto.

A equipe é coordenada pelo tenente coronel Antonio Claret dos Santos, major Ageu Evangelista Ferreira e pelas professoras Giancarla Aparecida Botelho Santos (DEF), Elaine das Graças Frade (DED) e Maria da Glória Mesquita (DED). Conta com o apoio de graduandos (as) da Universidade e policiais, e com a colaboração de diretoras e professores (as) da Educação Básica.

O principal objetivo do projeto Transitolândia é em contribuir para a formação de cidadãos conscientes em relação ao papel dos indivíduos no trânsito, seja como motorista, motociclista, ciclista ou pedestre. “Ao interferirmos positivamente na formação dos estudantes, acreditamos que afetaremos também seus familiares e amigos, almejando um trânsito mais seguro”, diz comunicado emitido pelos coordenadores.