Professores da UFLA aprovam projetos na Fapemig com financiamento superior a 2 milhões de reais

14.10 logoFapemigNos últimos dias, a Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) divulgou o resultado de quatro editais que preveem o financiamento em projetos de diferentes áreas do conhecimento. Ao todo, foram aprovados oito projetos submetidos por professores da Universidade Federal de Lavras (UFLA), que somam R$ 2.164073,51.

Veja os projetos aprovados:

EDITAL 15/2012 – Parceria FAPEMIG – CEMIG: Pesquisas na Área do Setor Elétrico.
Prof. Carlos Rogério de Melo (DEG) – R$ 411.730,24 (Evaporação do Reservatório da Usina Hidrelétrica de Camargos/Cemig, Sul De Minas Gerais: Caracterização da Pegada Hídrica)
Prof. Paulo Dos Santos Pompeu (DBI) – R$ 1.435.326,98 (Desenvolvimento de Ferramenta para a Priorização de Descomissionamento de Pequenas Centrais Hidrelétricas (Pch) no Estado de Minas Gerais e Estudo de Caso para a Pch Pandeiros)

Edital 07/2013 – Apoio a Projetos de Extensão em Interface com a Pesquisa/Fapemig.
Prof. Ricardo Rodrigues Magalhães (DEG) – R$ 33.984,30 (Uso da Robótica Educacional na Interdisciplinaridade do Ensino Fundamental em Escola Pública)
Profa. Maria das Graças Cardoso (DQI) – R$ 43.325,10 (Levantamento do Uso Popular de Plantas Medicinais de Lavras e Região: Caracterização Química, Potencial Toxicológico e Farmacológico)
Prof. Ronaldo Fia (DEG) – R$ 29.930,25 (Estudo e Proposição de Melhorias no Sistema de Tratamento dos Resíduos do Canil de Lavras – Mg)

Edital 08/2013 – Programa Santos Dumont/Fapemig.
Prof. Wilian Soares Lacerda – R$16.065,00 (Projeto de Desenvolvimento de um Time de Hóquei de Robôs para a Equipe Troia)
Prof. Ahmed Ali Abdalla Esmin – R$ 17.640,00 (Pattern-Br: Construindo Um Módulo em Python para Estudos em Mineração Web e Aprendizagem de Máquina Visando a Participação na Competição Ecml/Pkdd Discovery Challenge)

EDITAL 09/2013 – Apoio à criação e/ou manutenção de núcleo de inovação tecnológica/Fapemig.
Prof. José Maria de Lima (Pró-Reitoria de Pesquisa – PRP) – R$ 176.071,64