Docente e mestrando do DCC apresentam trabalhos no Congresso Brasileiro de Software

Apresentação do mestrando Ramon Simões

Um dos principais eventos que apontam as inovações e tendências em software, o Congresso Brasileiro de Software (IV CBSoft) foi realizado em Brasília, de 29 de setembro a 4 de outubro. O professor Heitor Xavier Costa (DCC) e o mestrando em Ciência da Computação Ramon Simões Abílio estiveram no evento. Eles são coordenador e membro do Grupo de Pesquisa em Engenharia de Software (PqES), respectivamente.

Ramon Simões Abílio apresentou sua proposta de dissertação, intitulada “Critérios e Diretrizes para o Desenvolvimento de Sistemas Manuteníveis em Linhas de Produtos de Software”. Ele expôs o trabalho para uma banca de pesquisadores doutores da área de Engenharia de Software no III Workshop de Teses e Dissertações do IV CBSoft. Ramon é orientado pelo professor Heitor Costa e coorientado pelo professor Eduardo Figueiredo (DCC/UFMG).

Os membros da banca elogiaram e apresentaram sugestões importantes para melhoria do trabalho. Na avaliação do Ramon, “essa oportunidade de apresentar o tema da dissertação para outros pesquisadores é importante, pois é possível obter outras visões e perspectivas para melhorar o trabalho”. Para ele, a participação despertou ainda mais o interesse pela pesquisa, tanto pela sugestão de novos enfoques quanto pelo estabelecimento de parcerias em âmbito nacional e internacional.

Ramon também participou na autoria do trabalho “Software Variability Management: An Exploratory Study with Two Feature Modeling Tools“, apresentado no VII Simpósio Brasileiro de Componentes, Arquiteturas e Reutilização de Software. Além dele, o bacharel em Sistemas de Informação pela UFLA Gustavo Andrade do Vale colaborou no desenvolvimento do trabalho, que contou com outros pesquisadores: professor Heitor Costa, da UFLA, e Juliana Pereira, Carlos Souza e o professor Eduardo Figueiredo (UFMG).

Além deles, o ex-aluno do curso de Ciência da Computação da UFLA Anderson Abner de Carvalho, orientado pelo professor Heitor Costa, apresentou sua ferramenta computacional intitulada “SCRUMMPS 2.0 – Apoio Computacional Interativo para Scrum e MPS.BR” na Sessão de Ferramentas do evento. No desenvolvimento dessa ferramenta, ele contou com a parceria dos pesquisadores Geovane Lima (SWFactory), Thiago Cavalcanti Reis (UFMG) e professor Eduardo Figueiredo.

Para o professor Heitor Costa, “A participação foi importante, pois possibilitou a manutenção das parcerias existentes entre pesquisadores de outras instituições e a prospecção de novos projetos, tendo em vista que o evento contou com a participação de pesquisadores de diversas instituições do Brasil e do exterior”.