Teses defendidas na UFLA vencem Prêmio Capes de Tese 2013

premio-capes-tesesMantendo a tradição desde que o Prêmio Capes de Tese foi criado, a edição 2013 tem entre as vencedoras duas teses defendidas na Universidade Federal de Lavras (UFLA). Na área de Ciências Agrárias I, o Prêmio destaca a tese de autoria de Eliane Cristina de Resende, do Programa de Pós-Graduação em Agroquímica. Intitulada “Aplicação da lama vermelha como catalisador em processos oxidativos/redutivos”, o trabalho teve a orientação do professor Mário César Guerreiro.

Na área de Zootecnia/Recursos Pesqueiros, Guilherme Oberlender receberá a Menção Honrosa do Prêmio Capes de Tese 2013, pela tese “IGF-I no fluido folicular utilizado na maturação e fecundação in vitro em suínos”, defendida no ano de 2012, sob a orientação do professor Luis David Solis Murgas e coorientação dos professores Márcio Gilberto Zangeronimo e Mônica Rodrigues Ferreira Machado, do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da UFLA.

O professor Teodorico de Castro Ramalho, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agroquímica, reconhece que houve uma evolução no Programa quando se passou a valorizar mais a técnica e os recursos humanos, com metas claras onde se queria chegar. Ele parabeniza o grupo de pesquisa do professor Mário Guerreiro pelos excelentes resultados alcançados.  Além disso, o êxito conquistado nos últimos anos é fruto de um esforço coletivo de docentes, discentes e funcionários, contando também com um suporte permanente da Direção da UFLA.  “Todos os docentes estão envolvidos para o crescimento do Programa e para a visibilidade da própria Instituição. Temos sorte de trabalhar nesta atmosfera frutífera que é a UFLA”, reforça.

Na avaliação do professor Thiago Bernardes, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, o prêmio é fruto dos esforços do grupo de pesquisa, além do apoio que a Direção da UFLA e os órgãos de fomento têm dado ao processo de internacionalização. Durante o doutoramento, Guilherme Oberlender teve a oportunidade de participar do programa de estágio no exterior (Doutorado Sandwich), o que lhe proporcionou uma bagagem científica e social diferenciada.

Para o professor Murgas, a premiação é resultado do trabalho e dedicação de Guilherme e do grupo de pesquisa, incluindo os professores que o coorientaram. “Estamos muito satisfeitos com esse reconhecimento, pois mostra a importância das linhas de pesquisas no programa de Pós-Graduação em Zootecnia. Além disso, os nossos laboratórios estão cada vez mais equipados para gerar ciência de qualidade com potencial para publicação em revistas científicas de impacto”, considera.

O Prêmio
O Prêmio Capes de Tese é outorgado para a melhor tese de doutorado em cada uma das áreas do conhecimento reconhecidas pela Capes. Constitui-se de certificado, medalha e bolsa de pós-doutorado, além de distinção aos respectivos orientadores, coorientadores e programas de pós-graduação nos quais as teses foram defendidas.
O evento de entrega dos prêmios será realizado no dia 10 de dezembro, em Brasília, na sede da CAPES. Durante o evento, os outorgados com o Prêmio e Menção Honrosa serão destacados.

Tradição na UFLA
Desde que foi instituído em 2005, a UFLA sempre esteve representada no Prêmio Capes de Tese, que outorga distinção às melhores teses de doutorado defendidas e aprovadas nos cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Veja o histórico das teses que receberam distinção:

2006 (Autor: Giuliano Marchi – Orientador: professor Luiz Roberto Guimarães – Programa de Pós-Graduação em Agronomia (DAG)

2007 (Autora: Gláucia Maria Vasconcellos Vale – Orientador: professor Robson Amâncio – Programa de Pós-Graduação em Administração (DAE)

2008 (Autor: Mônica Juliani Zavaglia Pereira (indicada ao Prêmio) – Orientador: professor Magno Antonio Patto Ramalho – Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas (DBI) e Autora: Kelen Cristina dos Reis – Orientadora: professora Joelma Pereira – Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Alimentos (DCA)

2009 (Autor: Ederson da Conceição Jesus – Orientadora: professora Fátima Maria de Souza Moreira – Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo (DCS)

2010 (Autor: Flávio Henrique Vasconcelos de Medeiros – Orientador: professor Ricardo Magela de Souza e coorientadores, professores José da Cruz Machado (UFLA), Paul Pare (Texas Tech) e Alan Pomella (iniciativa privada) – Programa de Pós-Graduação em Agronomia/Fitopatologia

2011 (Autor: Iara do Rosário Guimarães – Orientador: professor Luiz Carlos Alves de Oliveira – Pós-Graduação em Agroquímica (DQI/UFLA)

2012 (Autor: Sílvio Junio Ramos – Orientação: Valdemar Faquin e coorientação dos professores Luiz Roberto Guimarães Guilherme (DCS/UFLA) e Li Li (Cornell University, EUA) – Programa de Pós-Graduação de Ciência do Solo (DCS/UFLA) e Autora: Maria Cristina Silva (Menção Honrosa) – Orientação: professora Angelita Duarte Corrêa (DQI/UFLA) – Programa de Pós-Graduação em Agroquímica (vencedora do Prêmio Capes-Vale de Sustentabilidade).