Engenheiros Sem Fronteiras fazem campanha de arrecadação de brinquedos para o Dia das Crianças

Os Engenheiros Sem Fronteiras – Núcleo Lavras realizarão uma gincana relacionada à Educação Ambiental no dia 12 de outubro, no bairro Vista Alegre, em comemoração ao Dia das Crianças. O objetivo do evento é transmitir conhecimento para as crianças de forma descontraída sobre a importância da preservação do meio ambiente. Para encerrar o evento, os voluntários irão distribuir os brinquedos arrecadados para as crianças moradoras do bairro.

A ONG, orientada pelo professor Gilmar Tavares, desenvolve projetos com populações em condição de vulnerabilidade socioeconômica e pede a ajuda de todos para unir uma criança sem brinquedo a um brinquedo sem criança. A campanha tem início no dia 7 de outubro e os brinquedos serão coletados nos seguintes pontos: Igreja Presbiteriana (Centro), Unilavras, Rádio 94 FM e na Cantina Central da UFLA.

Vivian Bruna Marcello, bolsista ASCOM/DEG

Participantes da capacitação em Meio Ambiente e Sustentabilidade visitam Ecolândia

EcolândiaOs servidores técnico-administrativos da UFLA, participantes do curso de capacitação em Meio Ambiente e Sustentabilidade, visitaram o Centro de Educação Ambiental (Ecolândia) da 6ª Companhia de Polícia Militar Independente de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário.

Ecolândia1A visita ocorreu na quarta-feira (2). Os cursistas foram recebidos pelo cabo João Bosco, que fez uma palestra sobre responsabilidade ambiental e apresentou o espaço, respondendo questionamentos. Além disso, os servidores da UFLA assistiram a um vídeo sobre as causas e consequências do aquecimento global.

A visita contemplou assuntos abordados nos quatro módulos do curso de capacitação, promovido pela Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PRGDP). O evento foi acompanhado pelo coordenador do curso, Carlos Henrique da Silva, e pelo instrutor Hugo Cesar Tadeu.

Participante do CSF representa universidade em premiação nos EUA

Estudantes brasileiros ladeiam o ministro Mercadante. Marina é a primeira, da direita.
Estudantes brasileiros ladeiam o ministro. Marina é a primeira, da direita.

A estudante Marina Louzada, que cursa Ciências Biológicas da UFLA, participou do Institute of International Education’s 2013 International Awards Gala Benefit, no dia 23 de setembro, em Nova York (EUA). Ela está na Universidade de Michigan (MSU), pelo programa Ciência Sem Fronteiras (CSF), e foi selecionada para representar a instituição no evento, promovido para angariar recursos da iniciativa privada para bolsas de estudo no exterior.

Durante o baile, o ministro da Educação, Aloisio Mercadante, recebeu o prêmio Henry Kaufman, resentando  a presidente Dilma Roussef. A homenagem é dada a pessoas que contribuíram para o desenvolvimento do intercâmbio de conhecimentos entre países e foi concedida devido ao programa Ciência Sem Fronteiras.

Marina, Mercadante e o estudante da USP Franklin Marim

Marina ressaltou que, além de representar a MSU, representou a UFLA e conheceu vários intercambistas: “tive a oportunidade de conhecer outros professores e pesquisadores brasileiros que vêm fazendo carreira no exterior, assim como americanos que estudaram no Brasil e hoje são profissionais de sucesso nos EUA”. Um deles foi o arquiteto Jeffrey Beers, que estudou com Oscar Niemeyer no Brasil, por meio de um projeto do Institute of International Education.

Polaris seleciona estagiário para programação web

A empresa Polaris, incubada na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da UFLA (Inbatec), oferece uma vaga de estágio de programador web, em desenvolvimento de sites e sistema web em linguagem PHP. Os currículos devem ser enviados para o e-mail selecao@polarisweb.com.br, até o dia 30 de outubro.

O candidato deverá ter conhecimento em CSS, HTML, SQL, Javascript e PHP5, estando apto para a manipulação de conteúdos para a internet e integração de sistemas através de frameworks de PHP.

A Polaris desenvolve inovações em soluções web. Entre os benefícios ao estagiário, a empresa oferece flexibilidade de horários e capacitação profissional.

Faepe recebe inscrições para curso de Excel

excel cópiaA Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe/UFLA) promoverá um curso sobre o editor de planilhas Microsoft Excel. As inscrições estão abertas até o dia 18 de outubro e devem ser feitas no site http://www.faepecursos.ufla.br/.

O curso será ministrado pelo professor César Raimundo da Silva, de 21/10 a 5/11/2013. As aulas ocorrerão no Laboratório de Educação Continuada (LEC), no Câmpus Histórico da UFLA, de segunda a quinta-feira, das 19 às 20h30. Há 30 vagas.

Nesse curso, serão apresentados os conceitos básicos sobre Excel, independentemente da versão (2007, 2010 ou 2013). Os participantes aprenderão a fazer cálculos utilizando fórmulas, gráficos, formatação e impressão de planilhas. As principais funções financeiras e classificação e filtro de dados também estão no conteúdo. Haverá certificado de conclusão do curso, emitido pela Faepe/Fundecc.

Valores – O valor da inscrição é de R$ 60,00 para pagamento a vista. Se parcelado, o custo será de duas vezes de R$ 40,00. Nos dois casos, a matrícula está inclusa.

Mais informações: (35) 3829.1910