Atletas do Cria Lavras classificam-se para Gymnasiade

Tiago, Jenifer, Chrystian e Althiene (de cima para baixo, em sentido horário): Lavras na Gymnasiade
Tiago, Jenifer, Chrystian e Althiene (de cima para baixo, em sentido horário): Lavras na Gymnasiade

Em 2013, a Gymnasiade (considerada como as “Olimpíadas Escolares Mundiais”) será realizada em Brasília e, nesta edição, haverá a presença inédita de atletas lavrenses. Quatro participantes do projeto Cria Lavras classificaram-se durante seletiva nacional, realizada em Brasília, no último final de semana.

Uma das favoritas no arremesso de peso, Althiene dos Santos confirmou sua boa fase e venceu a competição de maneira incontestável. A moradora do bairro Alterosas recuperou-se de uma lesão na mão e venceu a única rival, a também mineira Alexandra Maria, de Lagoa da Prata. “Este ano, Althiene esteve imbatível em todas as competições em que participou na categoria”, destaca o treinador, professor Fernando Roberto de Oliveira.

Outra primeira colocação veio com Jenifer Nicole, no salto em altura. A disputa foi acirrada: ela venceu pelo menor número de saltos na prova, atingindo a mesma altura máxima de outras duas competidoras de São Paulo e Rio de Janeiro. No salto em distância, sua nova especialidade, ficou em quarto lugar, com uma queima de salto que lhe daria a vitória.

No lançamento de martelo, Tiago Resende foi vice-campeão, com um lançamento de 50 metros – seu melhor resultado na temporada. O professor Fernando destacou sua evolução nos treinos, nas últimas semanas, e sua trajetória: “Ele foi encontrado trabalhando no mercadão público de Lavras e esta será sua primeira competição internacional”.

O salto triplo foi a principal disputa da seletiva, com uma das melhores competições do ano na prova na categoria menor: Chrystian de Paula saltou 15,15 metros no penúltimo salto, sendo ultrapassado somente na última tentativa por um atleta cearense (15,27m). Em grande momento competitivo, teve que abandonar a prova do salto em altura, em razão das duas serem realizadas no mesmo horário. O saltador do Cria sedimenta um excelente ano competitivo e uma carreira promissora na prova.

A Gymnasiade ocorrerá de 27 de novembro a 4 de dezembro em Brasília (DF) e o professor Fernando de Oliveira (DEF/UFLA) será o treinador da equipe brasileira. A participação de atletas de 36 países já está confirmada no evento.