Plenárias sobre Microbiodiversidade, durante Sinbio, resultam em parcerias internacionais

Os palestrantes internacionais, acompanhados por professores da UFLA

Parte da programação do Simpósio Internacional de Biodiversidade (Sinbio) foi voltada para a diversidade microbiana e as inovações tecnológicas na aplicação de microrganismos. Para isso, a UFLA convidou 11 palestrantes internacionais, referência em suas áreas. O Simpósio foi realizado de 2 a 4 de setembro.

A coordenadora das plenárias sobre microbiodiversidade e aplicação na indústria, professora Rosane Schwan, apontou como destaques a participação maciça dos estudantes e a avaliação dos pôsteres: “o entusiasmo dos jovens contagiou os palestrantes que avaliaram bem os trabalhos – inclusive, tiveram dificuldade para escolher os cinco melhores”.

Sinbio plenária microbiodiversidadeOutro resultado direto do evento foram as parcerias em pesquisas com instituições internacionais, nas áreas de coleções de culturas (Portugal), alimentos fermentados indígenas  (México) e bioestatística e metabolômica (Bélgica).

O Simpósio Internacional de Biodiversidade integrou a Semana de Ciência, Cultura e Arte, celebração dos 105 anos da UFLA. O evento abordou seis temas principais, em palestras, mesas-redondas e minicursos: Biodiversidade do Solo; Biodiversidade Microbiana e Inovações para a Indústria; Diversidade Cultural e Biodiversidade no Brasil; Coleções de Culturas e Taxonomia de Cogumelos e Algas; Café e Biodiversidade; e Biodiversidade dos Biomas.