Reitor da UFLA apresenta plano de expansão e novos cursos em reunião da Câmara Municipal de Lavras

27.08 scolforo na CâmaraNessa segunda-feira (26), o reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor José Roberto Scolforo, fez uma apresentação especial na reunião ordinária da Câmara Municipal de Lavras, para anunciar o novo plano de expansão da Universidade, que contempla grandes projetos e cinco novos cursos de graduação para 2014. Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia de Materiais e Medicina.

O objetivo da reunião foi o de informar aos vereadores e à comunidade de Lavras as diretrizes do planejamento estratégico da Universidade, reforçando que a expansão será sempre acompanhada de critérios de qualidade, além de se buscar um equilíbrio entre os investimentos em novos cursos e nas áreas já consolidadas.

Durante a reunião, os vereadores reforçaram a importância da Universidade para o município, reverenciando a sua trajetória de sucesso e a expansão dos últimos anos. Alguns representantes destacaram ainda a aproximação da UFLA com a sociedade, por meio de projetos de pesquisa, extensão, cultura e esporte. Os vereadores também fizeram questionamentos sobre os novos projetos, formas de parceria e o papel da Universidade em questões ambientais do município.

A reunião contou com a presença de representantes da Direção Executiva da UFLA, pró-reitores e assessores e, em especial, da vice-reitora, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho, que compôs a mesa de trabalhos.

Conquistas da Universidade são destacadas na fala do reitor

Expansão e consolidação

Para 2013 e 2014, o reitor destacou que estão previstos investimentos na UFLA na ordem de 100 milhões de reais, incluindo grandes empreendimentos como o Parque Tecnológico e Científico de Lavras, o Complexo de Esporte de Alto Rendimento, Centro de Eventos e Centro de Cultura, além da reestruturação dos cursos já existentes, no que tange a infraestrutura, equipamentos e critérios de acessibilidade.

Referências em Ciências Agrárias, desde o final da década de 1990 a UFLA, já com status de universidade, ampliou a oferta de cursos para a área de Ciências Exatas, Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas. Nos últimos anos, a Universidade saltou de 10 cursos ofertados em 2004, para 28 cursos em 2013, dos quais, 23 presenciais e cinco na modalidade a distância. Juntos, esses cursos beneficiam cerca de dez mil estudantes.

Benefícios para lavras e região

Ao longo de seis anos, serão cerca de quatro mil novos estudantes que passarão a fazer parte da comunidade UFLA, incluindo outros três cursos na área de Engenharia e Geologia, com previsão de início em 2015. Os cursos de Engenharia, juntamente com cursos já existentes, terão investimentos em tecnologias inovadoras para impactar a qualidade de vida da sociedade.

Além do impacto na economia do município e região, a Universidade vai contribuir para a formação de mão de obra qualificada em áreas estratégicas, com comprovada carência no Estado e País. Representa ainda novas oportunidades de formação na universidade pública que se destaca no ranking do MEC (Índice Geral de Cursos) como uma das melhores instituições do Brasil.

O benefício direto que será sentido pela população de Lavras e região será na ampliação da capacidade de atendimento pelo SUS e na qualidade dos serviços prestados, com investimentos em infraestrutura, equipamentos e corpo clínico.