Último dia para inscrições no Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica da UFLA

13.08 pivicA Pró-Reitora de Pesquisa (PRP) informa hoje (26) é o último dia de inscrições para participação no Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica da Universidade Federal de Lavras (Pivic/UFLA). As propostas devem ser submetidas pelo orientador, por meio de formulário eletrônico do Sistema de Gestão dos Programas de Iniciação Científica – Sigepic, disponível em www.prp.ufla.br/editais, até às 17 horas. A vigência do programa será de 1º de setembro de 2013 a 31 de agosto de 2014.

O estudante proponente deve estar matriculado em curso de graduação presencial ou a distância, possuir coeficiente de rendimento acadêmico igual ou superior a 6, ter perfil e desempenho acadêmico compatíveis com as atividades previstas; ter currículo Lattes/CNPq atualizado; apresentar, ao término do programa, os resultados alcançados por meio de relatório técnico e apresentar os resultados da pesquisa, sob a forma de painéis e exposições orais, durante a realização do Congresso de Iniciação Científica da UFLA – Ciufla.

O estudante não pode participar simultaneamente de outro programa de iniciação científica ou estágio (exceto o Programa de Educação tutorial – PET), não receber bolsa ou ter vínculo empregatício. O plano de trabalho deve ser desenvolvido em regime de 12 horas semanais de atividades.

A Coordenadoria de Iniciação Científica da UFLA realizará o processo seletivo e o resultado será divulgado na página eletrônica da PRP (http://www.prp.ufla.br/) no dia 2 de setembro de 2013.

Não há restrição quanto ao número de vagas oferecidas pelo Programa; cada orientador pode submeter até três propostas (uma para cada estudante); casos excepcionais, em que a natureza do projeto de pesquisa demande maior número de estudantes, serão analisados individualmente.

O Programa

O Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica – Pivic – foi criado em 2008 com o objetivo de valorizar os estudantes não bolsistas, dando-lhes oportunidade de desenvolverem atividades de pesquisa em suas áreas de interesse. Em 2008, quando lançado, 135 estudantes aderiram ao Programa. Em 2009, houve um incremento notável, passando para 217 participantes. Em 2012, foram 376 estudantes inscritos.

Informações adicionais poderão ser obtidas por meio do endereço eletrônico: prp@prp.ufla.br

Acesse aqui o edital do Pivic