Ciufla, Conex e Congresso de Pós-Graduação abordarão qualidade de vida e inclusão social

O papel da Academia vai além da geração de conhecimento técnico: os profissionais formados também devem apresentar senso crítico e atuação ética, para participarem da construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Pensando nesse aspecto, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) realizará simultaneamente, de 14 a 18 de outubro de 2013, os Congressos de Iniciação Científica (XXVI Ciufla), de Extensão (VIII Conex) e de Pós-Graduação (XXII Congresso de Pós-Graduação).

Ciufla, Conex e Congresso de Pós-graduaçãoJuntos, os congressos integram o evento: “Ensino, Pesquisa e Extensão: qualidade de vida e inclusão social”. A apresentação da pesquisa gerada na Universidade, por estudantes do ensino médio à pós-graduação, será aliada a mostras de projetos de extensão, atividades culturais, palestras e minicursos.

Ciufla – O Congresso de Iniciação Científica tem como principal objetivo a divulgação dos resultados das pesquisas desenvolvidas pelos graduandos da UFLA. Participam do congresso todos os estudantes vinculados a programas de iniciação científica (Pibic/CNPq, Pibic/Fapemig, Pibic/UFLA, Pivic/UFLA, Pibiti/CNPq e Jovens Talentos para a Ciência), bem como bolsistas de projetos aprovados nas agências de fomento e estudantes do ensino médio das escolas públicas de Lavras, ligados ao Programa BIC Júnior. Todos estão convocados para a apresentação de seus trabalhos – a submissão de resumos está aberta até 30 de agosto.

No evento, os programas de iniciação científica da Universidade serão avaliados por um Comitê Externo e por um Comitê Interno, constituído por docentes e pesquisadores com experiência em atividades de pesquisa.

Conex – No Congresso de Extensão, os projetos desenvolvidos na UFLA e seus resultados são apresentados à comunidade acadêmica, a fim de promover atividades de ensino e pesquisa associadas a ações de extensão. Além disso, o Conex contará com novidades em diversas áreas, bem como palestras, minicursos e outras inovações que contemplam os interesses de docentes, discentes, técnicos administrativos e da população de Lavras e região. É possível submeter resumos para o Conex até o dia 30 de agosto.

Congresso de Pós-Graduação – Promovido pela Associação dos Pós-Graduandos da UFLA (APG) e Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG), o congresso apresentará à comunidade acadêmica uma visão da pós-graduação no âmbito político-profissional, por meio de palestras sobre o tema: “Pós-graduação: construção científica, curricular ou pessoal?”.

Para esse evento, serão aceitos somente resumos expandidos dos trabalhos científicos. Os participantes que desejarem se apresentar nessa modalidade devem submeter seus trabalhos até a meia-noite do dia 2 de setembro de 2013.

Para se inscrever, visualizar a programação e outros detalhes dos congressos acesse: http://ufla.br/congressos/.