Propriedades físicas de novos materiais são tema de Colóquio da Física desta quarta

O professor Hugo Bonette de Carvalho, da Universidade Federal de Alfenas (Unifal), fará a palestra do Colóquio da Física desta quarta-feira (24), às 17h45, no Anfiteatro do Departamento de Ciências Exatas. Intitulada “Desenvolvimento de óxidos magnéticos diluídos para Spintrônica”, a preleção abordará o desenvolvimento do estudo experimental sobre as propriedades físicas de novos materiais – mais especificamente óxidos semicondutores dopados com metais de transição, como ZnO (óxido de zinco), TiO2 (dióxido de titânio) e SnO2 (dióxido de estanho).

Os estudos desses materiais permitem o desenvolvimento de dispositivos spintrônicos, que podem ser utilizados para fabricação de novas memórias de computador, com alta capacidade de armazenamento em pouco espaço físico.

Com edital retificado, especialização em Educação Ambiental a distância oferecerá mais vagas

Educação ambientalO Edital PRPG/UFLA 006/2013, que dispõe sobre o processo seletivo do curso de Especialização – Lato Sensu em Educação Ambiental, modalidade a distância, foi retificado. Com isso, ao invés de 200 vagas, a UFLA oferecerá 250 vagas para o 2º semestre letivo de 2013.

As vagas serão distribuídas da seguinte maneira: 200 serão destinadas a docentes da educação básica pública em exercício e 50 serão para a demanda social (profissionais das diversas áreas de atuação que tenham concluído o curso superior em qualquer área), sendo todas para a cidade-polo de Lavras.

As inscrições permanecem abertas até 9 de agosto e devem ser feitas no endereço www.cead.ufla.br. O curso a distância terá formato modular, com atividades obrigatórias em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e em encontros presenciais previamente agendados, nos fins de semana, a serem realizados na cidade de Lavras (MG). As aulas têm início previsto para 31 de agosto de 2013.

Seleção e matrícula

Se o número de candidatos inscritos for igual ou inferior ao número de vagas ofertadas, os candidatos comporão a “Lista de Classificados/as”, por ordem alfabética. Mas se o número de candidatos inscritos for maior que o número de vagas ofertadas, a classificação será feita por sorteio, que será realizado no dia 19/8/2013, às 14 horas, no Anfiteatro 1 do Núcleo de Educação Continuada (antigo Centro de Treinamento da Faepe), localizado no câmpus histórico da UFLA.

Os candidatos classificados deverão enviar via Sedex ou entregar em envelope fechado, na Diretoria de Registro e Controle Acadêmico (DRCA), a documentação exigida no Edital, para a efetivação da matrícula. As datas da matrícula serão divulgadas no “Informe de Matrícula”, que será disponibilizado no site www.cead.ufla.br e/ou www.drca.ufla.br, no dia 20/8/2013.

Consulte o Edital

Veja aqui a retificação do Edital

Pibid seleciona estudantes (Física, Matemática e Educação Física) e supervisor de área (Matemática)

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid-UFLA) está em período de inscrições, com bolsas Capes-DEB, a partir de agosto de 2013. As inscrições estão abertas até o dia 25 de julho, para estudantes dos cursos de Licenciatura em Física, Matemática e Educação Física, e para supervisor de área de Matemática.

As atividades, tanto dos estudantes quanto do supervisor de área, obedecerão às diretrizes da Capes/DEB e da Pró-Reitoria de Graduação da UFLA (PRG) para o programa Pibid e a um plano elaborado pela equipe da sua respectiva área. Os estudantes exercerão suas atividades em regime de 12 horas semanais, orientados por professores da UFLA e das escolas públicas participantes do Programa.

Para o curso de Física, há duas vagas disponíveis; para Matemática, serão selecionados sete candidatos; e para Educação Física, há cinco vagas. Para o curso de Matemática, podem se candidatar estudantes que estão cursando até o sexto semestre; para os demais, não serão aceitas inscrições de alunos que estejam no último semestre do curso.

Já para a vaga de supervisor de área, podem se inscrever professores graduados na área que sejam profissionais do magistério da Educação Básica – Ensino Fundamental II, em efetivo exercício na rede pública.

A inscrição deve ser feita mediante o preenchimento de uma ficha cadastral (disponível no site da Pró-Reitoria de Graduação – PRG) e entrega dessa ficha, com Memorial Descritivo e documentação solicitada, na PRG, das 8 às 18 horas. A seleção ocorrerá com a análise do material recebido e entrevista.

Os editais, fichas de inscrição e orientação para elaborar o material descritivo estão disponíveis em: http://www.prg.ufla.br/site/?p=3378.

Mais informações: (35) 3829-5239 e pibidsecretaria@prg.ufla.br.

Membros do Necana visitam cachaçaria lavrense

Necana cana-de-açúcarO Núcleo de Estudos em Cana-de-Açúcar (Necana), vinculado ao Departamento de Agricultura da UFLA (DAG), realizou uma visita técnica no último sábado (20) às instalações da Cachaça Bocaina, na zona rural de Lavras. Formado por estudantes de graduação, o grupo foi coordenado pelo professor Luiz Antônio de Bastos Andrade.

A visita teve como propósito ampliar os conhecimentos dos membros do Necana sobre o processo produtivo da cachaça. Nas instalações, o grupo passou por áreas de cultivo da cana; visitou a fábrica, conhecendo as técnicas de fabricação; e inteirou-se sobre a distribuição e venda da bebida.

Fundado em 2007, o Necana tem como objetivos difundir informações a respeito da produção da cana-de-açúcar e produtos derivados, e realizar eventos na área. O próximo está agendado para os dias 12 e 13 de novembro: o Simpósio Sul-Mineiro de Cana-de-Açúcar.