A evolução do universo é tema do Colóquio de Física de hoje (10)

universoA mestranda do Programa de Pós-Graduação em Física Laysa Gonçalves Martins apresentará, hoje (10), o Colóquio de Física. Ela abordará a evolução do universo como tema, e o evento ocorrerá no Anfiteatro do Departamento de Ciências Exatas (DEX), às 17h45.

O estudo da estrutura do universo, em larga escala, é denominado cosmologia. Nela, o conceito de universo abrange tudo o que existe em sentido físico, como o vasto domínio das galáxias, estrelas e os aglomerados dessas. Por meio de observações através de variados telescópios, é possível examinar as relações entre a distribuição, a natureza e a origem da matéria quando ela se encontra em grandes ambientes.

A história mostra que a curiosidade sobre a origem e a constituição do Universo existe há milênios. Com o desenvolvimento da ciência e consequentemente do método científico, as teorias e fatos experimentais passaram a caminhar juntos e a cosmologia consolidou-se como área de estudos para compreender a evolução do universo, especialmente. Mas, ainda hoje, parte dessa história ainda é desconhecida.