Nintec Itinerante leva aos departamentos a inovação gerada na UFLA

DSCF0016Quem passou pelo Departamento de Ciência dos Alimentos (DCA) na manhã e início da tarde da última sexta-feira (5) pôde conferir as patentes requeridas por membros do DCA e informações sobre inovação na UFLA. A iniciativa foi do projeto Nintec Itinerante, que consiste em visitas agendadas da equipe do Núcleo de Inovação Tecnológica (Nintec) aos setores da Universidade. Nas visitas, o Núcleo difunde a cultura de inovação, repassando à comunidade acadêmica informações sobre proteção intelectual.

Entre essas informações, os membros do Nintec explicam como elaborar documentos para requerer patentes, registros de marcas, programas de computadores, novos cultivares, desenhos industriais, direitos autorais, entre outros. Há, ainda, uma exposição com os pedidos de patentes requeridos por membros do departamento visitado – no caso do DCA, de novos produtos, como sorvetes de frutas nativas, doce de leite com café e processos inovadores.

O objetivo do Nintec é auxiliar os processos de transferência das tecnologias geradas na UFLA, estimulando o empreendedorismo das criações como potencial de inovação e incentivando a celebração de convênios e acordos com instituições e empresas parceiras.

Para uma das professoras do DCA, Joelma Pereira, a realização do projeto proporciona a divulgação de conhecimento e oportunidade para toda a comunidade acadêmica: “Os técnicos administrativos, servidores e laboratoristas estão envolvidos no dia a dia acadêmico. Eles têm ideias e na maioria das vezes as guardam. Nós devemos estimulá-los: uma ideia deve ser sempre apresentada para sabermos de fato se ela tem potencial para se tornar uma inovação. Estimulando essa participação, podemos ver grandes ideias tornarem-se produtos inovadores que beneficiam a sociedade”.

O Nintec, órgão responsável pela gestão de inovação tecnológica e de proteção ao conhecimento gerado na UFLA, foi inaugurado em 2007 e ao longo de sua atuação já foram expedidos 71 pedidos de patentes. O Nintec Itinerante já visitou o Departamento de Administração e Economia (DAE) e o Departamento de Agricultura (DAG).

Com informações e fotos de Vanessa Trevisan (jornalista – Nintec)