Professores e estudantes da UFLA participam do 30º Congresso Internacional de Sementes na Turquia

Delegação brasileira no 30º Congresso Internacional de Sementes

Um grupo da Universidade Federal de Lavras (UFLA), integrado pelos professores Maria Laene Moreira de Carvalho (DAG), Antônia dos Reis Figueira (DFP), José da Cruz Machado (DFP), a pesquisadora Sttela Veiga (DAG) e as pós-doutorandas Tanismare Almeida, Luciana Souza e Andrea Oliveira participaram do 30º Congresso Internacional de Sementes, realizado de 11 a 19 de junho, em Anthalya, Turquia.

O evento, promovido pela International Seed Testing Association (Ista) e realizado a cada três anos, é considerado o maior evento internacional na área de pesquisas em sementes. Os profissionais da UFLA tiveram a oportunidade de apresentar trabalhos com os resultados de pesquisas desenvolvidas na Universidade e integraram a comitiva brasileira, composta de participantes de mais seis instituições de ensino e pesquisa de referência no País.

A Professora Maria Laene atuou no evento como representante da Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrates).

A Ista tem o objetivo principal de garantir a uniformidade nos testes de qualidade de sementes, o desenvolvimento, adoção e publicação de procedimentos padrões de amostragem e análise de sementes. A Associação trabalha ativamente para promover a pesquisa em todas as áreas da ciência e tecnologia de sementes (incluindo a amostragem, testes, armazenamento, processamento, distribuição de sementes e certificação). Atualmente é composta de 201 laboratórios membros, de 79 países.

Conferência na UFLA definiu propostas para resíduos urbanos

A I Conferência Municipal de Meio Ambiente foi realizada na UFLA no dia 26 de junho, com a presença de gestores de Lavras, empresários, pesquisadores e discentes. Durante o evento, os participantes discutiram proposições para o tratamento dos resíduos sólidos urbanos de maneira ambientalmente correta e definiram propostas que serão encaminhadas para as conferências estadual e nacional sobre o tema.

Essas propostas contribuirão com a construção da Política Nacional de Resíduos Sólidos e foram definidas em quatro eixos: produção e consumo sustentável; redução dos impactos ambientais; geração de emprego e renda; e educação ambiental. O evento foi realizado pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da UFLA (Incubacoop).

Veja as proposições aprovadas:

Produção e consumo sustentável

• Estudo para padronização de embalagens para a sua reutilização como retornável ou refil.
  • Ampliação da obrigatoriedade da logística reversa. Exemplos: isopor, eletrônicos e eletrodomésticos.
  • Incentivo fiscal e/ou desoneração para as empresas que fabriquem produtos com maior vida útil e garantam assistência técnica e reposição de peças por no mínimo dez anos.
  • Obrigação da coleta seletiva em três níveis: recicláveis, rejeitos e orgânicos, inclusive na zona rural.
  • Implantação de centrais regionais de logística reversa gerenciada por associações ou cooperativas de catadores, desde que remuneradas por empresas geradoras.

Redução dos impactos ambientais

• Unificação dos processos de licenciamento ambiental entre todos os órgãos envolvidos.
  • Formar e qualificar os vigilantes sanitários e agentes de saúde para conscientizar a população sobre as questões ambientais na visita domiciliar.
  • Exigir a implantação de estações específicas de tratamento físico-químico de metais pesados para aterros sanitários.
  • Exigir investimentos por parte do Governo Federal e Estadual para a execução da política municipal dos resíduos sólidos.
  • Subsídios do Governo Federal e Estadual para o beneficiamento de resíduos da construção civil.

Geração de emprego e renda

• Criar incentivos técnicos e financeiros para aquisição de equipamentos para utilização na cadeia produtiva de recicláveis, bem como para implantação e ampliação de unidades de reciclagem.
  • Parcerias publica-privada para formação e qualificação da mão de obra especializada de todos os setores envolvidos na gestão de resíduos.
  • Destinar os serviços de capina, varrição e limpeza do município e instituições públicas para associações e cooperativas de catadores.
  • Estimular e viabilizar parcerias das associações com os grandes geradores de resíduos.
  • Incentivar pesquisas no polo regional com parcerias com a comunidade cientifica para viabilizar técnico e economicamente a melhoria continua da manipulação, utilização e destinação dos recicláveis.

Educação ambiental

• Criação de um conselho gestor de Educação Ambiental no município como um todo, abrangendo zonas rurais e urbanas, com função de normatizar, fomentar e fiscalizar.
  • Criar a disciplina de “Educação Ambiental” nas escolas, ministrada por um profissional qualificado no conteúdo, utilizando material didático especifico para servir de auxílio abrangendo todos os cidadãos, respeitando as diversidades culturais.
  • Criação de “Centros de Educação Ambiental” nos âmbitos municipais e regionais envolvendo práticas sustentáveis.
  • Programas de educação ambiental formal e não formal, adequados para zonas rurais e urbanas.
  • Criação de praças e parques ecológicos, através da bioconstrução (construção ecológica), objetivando fomentar a educação ambiental.